Retorno Para Infância com Digimon Adventure Tri

 

tumblr_nny9w0o6o81tjcllbo1_1280

Nostalgia!

“Em 1997 Digimon Adventure fazia sua estreia na TV aberta, lembro claramente sobre o anúncio na época e como filho único que passava o dia todo vendo desenhos, me prontifiquei a acompanhar o anime. Logo no primeiro episódio sabia que tinha algo especial acontecendo, nos meus 9 ou 10 anos terminei o primeiro capítulo e corri para uma loja de brinquedos em busca de um monstrinho da animação, para minha surpresa encontrei um Gabumon que foi meu companheiro de aventuras nessa infância tão nostálgica”

“Depois de um sonho sem fim, nesse mundo de nada, parece que nossos amados sonhos se perderam”

Produzido pela Toei Animation e Bandai, Digimon Adventure marcou a infância de várias pessoas no final dos anos 90, trazendo uma trama cativante,  onde os personagens, na época crianças da faixa-etária entre 8 e 12 anos eram transportadas para um mundo alternativo conhecido como digimundo. Lá eles descobrem a existências de pequenos monstros digitais que os acompanham em uma série de aventuras e desventuras para livrar esse mundo das garras do mal. Apesar da plot soar simples, a trama foi bem construída e apresentava crianças passando por situações pesadas, enfrentando um perigo real e correndo riscos que não deveriam naquela idade. Com o final da série, outras temporadas surgiram, mas nenhuma tão memorável quanto à primeira. Quase duas décadas depois a Toei decide embarcar nesse novo movimento nostalgia, onda essa que já trouxe animes como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball de volta às origens.

Wow wow wow wow wow! Eu imagino se nós atingiremos o céu!

Nos quatro episódios iniciais disponibilizados pela crunchyroll (Streaming Service), podemos deduzir muita coisa sobre o futuro dessa nova fase, logo na abertura (butterfly) sentimos o gosto da aventura que nos aguarda, o melodia é cativante e a letra faz referência direta ao momento atual dos personagens. Seis anos se passaram desde os eventos ocorridos na primeira série. Tai, Matt e o restante dos primeiros digiescolhidos retornam agora no colegial, o roteiro faz um bom trabalho mostrando os novos dramas enfrentados nesse momento da vida, vemos Tai confuso sobre os rumos do seu futuro e sendo incapaz de apresentar para a escola uma carreira de interesse, Matt montou uma banda de Rock de nome Knife of Day e já havia saído de outra pelo motivo de “diferenças musicais” segundo o próprio. Jo, o mais velho, sofre com as notas no último ano para tentar vestibular. Outros temas como namoro, prioridades, rivalidade e diferenças são abordados nesse primeiro momento. É interessante ver como os roteiristas deram destaque de maneira calma e continua ao longo de quatro episódios para essa temática, um meio de conquistar a identificação “inicial” como aquela que tivemos no passado e funciona muito bem, estão todos lá e são os mesmos, apenas os conflitos são novos.

Novos Conflitos

A nova trama começa com estranhas anomalias no digimundo que interferem no mundo real, em uma referência clara ao passado temos um Kuwagamon, que através de um portal causado por tal perturbação, vai parar no Japão e acaba causando grande estrago nos lugares por que passa. Não há muita diferença dos demais enredos passados, com exceção que agora temos uma espécie de MIB que monitora em segredo as atividades do digimundo, com o problema tomando grandes proporções eles recorrem aos escolhidos na tentativa de solucionar o novo mistério por trás dessas anomalias, o que traz de volta os antigos monstrinhos já conhecidos do público. Logo todos são reunidos e começam a investigar os eventos, novos elementos e personagens são inicialmente apresentados para serem desenvolvidos na trama.

Conclumon!

Com traços modernos e até mesmo o uso de pequenos cgs, Digimon Adventure Tri retorna com todos os elementos clássicos que consagraram a primeira fase, desde os personagens antigos até o tema da digievolução, todos os pequenos detalhes estão lá e agora são somados a novos elementos que funcionam muito bem na trama, história essa moderna e que traz conflitos contemporâneos, sejam eles parte da vida dos personagens ou do cotidiano em geral. Tantos elementos garantem um bom retorno ao anime e concentra todo o necessário para agradar os fãs, até mesmo os mais conservadores.

Tema Digimon Adventure Tri

https://www.youtube.com/watch?v=dyEtcR03BQ8

 

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!