May 4th… Dispensa Comentários, Mas não um Post

Hoje levantei pela manhã, dei aquela espreguiçada e logo tentei abrir a porta do guarda roupas com a força da mente… Tentiva frustrada. Cheguei ao banheiro para escovar os dentes, peguei minha escova e novamente tentei novamente usar a força para a pasta passar sozinha na escova… Segunda tentativa frustada. Fui sair de casa para ir ao trabalho, liguei a moto e tentei novamente usar a força para abrir o portão(não tenho portão eletrônico)… Mais uma tentativa frustrada. O desejo de a força começar a se manifestar em mim existe, desde minha época de criança, quando eu pegava fita por fita emprestada com meus antigos vizinhos e fiéis amigos para assistir a STAR WARS! Sim, sim, SIM!! Hoje é 4 de Maio! May 4th! May the 4th Be With you! DIA DO STAR WARS!!!

O dia de hoje é considerado um dia de festas para os fãs da franquia Star Wars devido a um trocadilho de como é chamado o dia em inglês(no qual eu fiz a brincadeira ali atrás), no qual a frase é falada diversas vezes no filme. Não exatamente “May the 4th Be With you” e sim “May the Force Be With You” quem em português significa “Que a força esteja com você”.

Falei um monte sobre o Star Wars, porém, não passei uma leve explicação do que se trata: É formado por 2 trilogias,  onde a primeira mostra o crescimento e desenvolvimento como Jedi de Anakin Skywalker. Na segunda parte, somos apresentados a Luke Skywalker (sacaram os sobrenomes né?), que com ajuda de Obi Wan Kenobi, desenvolve a sua força e luta contra o Império, liderado por Lorde Sith Darth Sidious e Darth Vader. Foi um resumo bem resumo para procurar evitar spoilers para os que ainda não têm conhecimento da causa, eu juro!

Uma relação de personagens dos VI primeiros episódios da franquia.
Uma relação de personagens dos VI primeiros episódios da franquia.

Os novos fãs não foram os primeiros a introduzir a frase “May the Force be with you” quando Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como Primeiro Ministro da Grã-Bretanha em 4 de maio de 1979, onde seu partido havia colocado em um anúncio no The London Evening News, que dizia “May the Fourth Be With You, Maggie. Congratulations.”. A frase foi registrada também no Hansard do Parlamento do Reino Unido.

Só em 2007, no dia 25 de Maio, o Conselho da Cidade de Los Angeles declarou o dia 4 de Maio como o DIA DO STAR WARS, em homenagem à data de lançamento em 1977 de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança. Uma linda iniciativa, vendo que o Dia do Orgulho Nerd é no dia 25 de Maio, é baseado na conexão e laços de Star Wars com o O Guia do Mochileiro das Galáxias e Discworld.

Atualmente, temos visto vários e vários produtos do Star Wars em nossas prateleiras, onde começaram a ser bem mais populares no Brasil devido a compra da Lucasfilms pela Disney. No final do ano passado tivemos o lançamento do VII filme da série e no final desse ano, teremos Star Wars: Rogue One, no qual é possível conferir o trailer aqui embaixo:

Como fã da franquia, aconselho a você, jovem Padawan, que queira conhecer mais sobre, assista o filme da seguinte ordem: IV: Uma Nova Esperança, V: O Império Contra Ataca, VI: O Retorno do Jedi, e depois  I: A Ameaça Fantasma, II: Ataque dos Clones, III: A Vingança dos Sith e só depois, o VII: O Despertar da Força (lançado ano passado). Enquanto eu escrevia, estava passando o episódio I na TNT, e já havia passada o IV, V, VI.

De uma forma resumida, foi falado sobre o dia, a franquia e algumas curiosidades(bem poucas), pois existem várias coisas a serem ditas e referenciadas sobre o universo em si e sobre obras que surgiram posteriormente influenciadas por Star Wars. Irei procurar falar mais sobre isso no Dia do Orgulho Nerd, aguardem só mais um pouco.

Para finalizar, várias lojas na internet, como Extra, Saraiva, Submarino, Galápagos Jogos, Americanas, entre outras, estão fazendo campanhas e promoções em produtos da franquia. Caso não tenha muito conhecimento desse rico universo e tenha vontade de saber mais, seria um ótimo momento para adquirir os filmes, livros, HQs e vários outros produtos da mesma e, “Que a força esteja na sua carteira… digo… QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ”.

Banner de personagens do episódio VII de Star Wars
Banner de personagens do episódio VII de Star Wars

[Atualizado]: Uma mensagem para todos de quem está vivendo o Star Wars nesse momento. E Feliz Dia do Star Wars para vocês…. mais uma vez.

Thales Figueiredo

Um geek vidrado em jogos, filmes, séries, músicas, livros, HQ’s e diversas coisas relacionadas a esse mundo. Cientista da computação, web designer, músico nas horas vagas, geminiano e tremendo sonhador. Aceita com facilidade ofertas de café.

  • Mauricio Lapa Rodrigues

    Boa noite Corvo!!!
    Andou fazendo “artes” e não me contou nada…..
    Será que velho não ser geek?
    Se contar que acabei de criar uma máquina DOS 6.22 no VirtualBox, onde amanhã instalarei o Windows 3.11, e onde pretendo ressuscitar meu velho Cobol 4.5, será que sou um pouco geek (ou nerd; gostaria de saber a diferença dos dois)?
    Fiquei muito contente com a criação deste site. Vai em frente! Você sabe que torço por você! Dá um beijo na Aline!

    Grande abraço!

    Mauricio