[ESPECIAL] Harry Potter, Livros, Filmes e Curiosidades – Parte 1

Esse anos teremos um novo filme sobre o mundo de bruxaria mais famosa dessa geração. Exatamente no dia 18 de novembro estará estreando “Animais Fantásticos e Onde Habitam“. Um novo filme sobre o mundo tão conhecido de Harry Potter. E porque não fazermos algumas sessões nostálgicas falando sobre esse mundo com muitas aventuras e magias? Comece a acompanhar com a gente uma série de especiais que será publico uma vez ao mês, começando por hoje e sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro, e iremos até o sétimo contando um pouco sobre eles e com algumas curiosidades.

Harry Potter e a Pedra Filosofal(no original em inglês Harry Potter and the Philosopher’s Stone) foi livro publicado em 1997 e lançado aqui no Brasil em 2000. O primeiro filme veio a aparecer nas telonas em 2001, arrecadando mais de 900 milhões de dólares ao redor do mundo e se tornando um dos filmes mais bem sucedidos do mundo. Ainda em 2001, além dos filmes foram criados vários jogos sendo distribuídos pela empresa Eletronic Arts, porém, produzidos por empresas diferentes.

 

Sinopse

Harry Potter vive com os tios Dursley, onde é mal tratado até completar seus 11 anos. É com essa idade que o jovem bruxo começa a receber cartas da escola de Hogwarts. Na noite de seu aniversário Harry é visitado por Hagrid (um ser gigante que trabalha para o diretor de Hogwarts e também conhecido como o guardião das chaves), o qual revela que Harry é filho de bruxos e foi convidado a ingressar na escola de bruxaria. É revelado a Harry Potter que seus pais foram mortos por um terrível bruxo chamado Voldemort (certamente neste primeira etapa todos diriam “Aquele que não deve ser nomeado“), e que a sua cicatriz era marca da tentativa de assassinato que Harry sofrera. Esse primeiro livro apresenta ao leitor os principais personagens da série e cria uma aura de “simpatia” pelo personagem principal.

Harry em seu primeiro ano “escolar” na escola de magia e bruxaria de Hogwarts é apresentado a Ronald Wesley e Hermione Granger (seus futuros melhores amigos). Entre as apresentações, Harry também já conhece seu arqui-inimigo Draco Malfoy, que sempre é seguido de perto pelos dois brutamontes Crabbe e Goyle. Harry é apresentado também ao mundo dos bruxos e descobre que é muito famoso por ter sobrevivido ao ataque de Voldemort (por favor, última vez que falaremos esse nome pois é muito perigoso repeti-lo).

Após várias aventuras, os garotos juntos descobrem que a pedra filosofal (segundo a lenda tem o poder da imortalidade) está guardada na escola de Bruxaria. O final? Leiam ou assistam, já contamos demais por hoje!

 

Curiosidades
Logo no primeiro livro já é mostrado o talento que irá ser descoberto em Harry de falar com as cobras (isso será explicado melhor nos próximos artigos).

É mostrado também que cada bruxo tem sua varinha especial e só pode ser utilizada por um único dono, como o sr. Garrick Ollivander, que segundo as edições brasileiras, é conhecido como Garrick Olivaras, diz “A varinha escolhe seu dono, não ao contrario“.

Saíram vários jogos do Harry Potter para todas as plataformas possíveis e foi arrecadado muito dinheiro em cima deles que, como exemplo de jogo, temos a capa de um deles abaixo:

Capa do jogo Harry Potter and the Philosopher’s Stone, para PC

No mundo magico também existe esporte, conhecido como, Quadribol ou Quidditch, jogado em cima de vassouras voadoras(em uma outra oportunidade estarei explicando mais sobre o esporte). J.K. resolveu que Harry teria que fazer aniversario no mesmo dia que ela, 31 de Setembro. Além disso como em todas as escolas, existe a lista de materiais, como aquelas que tínhamos quando nossos pais faziam nossas matrículas em qualquer instituição de ensino.
Os alunos do primeiro ano precisam comprar:
1° ANO
Uniforme:
1. Três conjuntos de vestes comuns de trabalho (pretas)
2. Um chapéu pontudo simples (preto) para uso diário
3. Um par de luvas protetoras (couro de dragão ou similar)
4. Uma capa de inverno (preto com fechos prateados)
Obs.: As roupas do aluno devem ter etiquetas com seu nome.

Livros:
O Livro Padrão de Feitiços (1ª série), de Miranda Goshwak
História da Magia, de Batilda Bagshot
Teoria da Magia, de Adalberto Waffling
Guia de Transfiguração para Iniciantes, de Emerico Switch
Mil Ervas e Fungos Mágicos, de Fílida Spore
Bebidas e Poções Mágicas, de Arsênio Jigger
Animais Fantásticos e seu Hábitat, de Newton Scamander
As Forças das Trevas: Um Guia de Autoproteção, de Quintino Trimble

Outros equipamentos:
1 varinha mágica
1 caldeirão (estanho, tamanho 2)
1 conjunto de frascos
1 telescópio
1 balança de latão
Obs.: Os alunos podem ter uma coruja, um gato ou um sapo.

A carga horaria segue com aulas de:

Defesa Contra as Artes das Trevas (matéria que teve mais professores na história) é matéria onde ensina os bruxos a se defenderem contra os feitiços, azarações e maldições considerados como Artes das Trevas. Também reconhece e ensina como acabar com várias criaturas das trevas. Há uma lenda de que o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (DCAT) é amaldiçoado, pois nenhum professor fica mais de um ano. No 1° ano, o professor Quirinus Quirrel era o responsável em aplicar essa matéria.

 

Feitiços/Encantamentos:

É o tipo de magia em que se pode encantar um objeto para que ele aja de maneira diferente do normal. Feitiços engloba praticamente tudo que não seja Transfiguração (feitiços que mudam a natureza de um objeto).
Pode-se dizer que, se um tipo de magia não é transfiguração, então se encaixa em feitiços. Um feitiço pode fazer um objeto piscar de cores variadas, pode fazer algo levitar, pode fazer uma pessoa dançar ou rir, pode criar uma bolha de ar em volta da cabeça de alguém. Em todos esses casos, o objeto ou a pessoa não sofre modificações, apenas faz uma coisa inesperada, diferente do habitual.

Alguns feitiços são extremamente poderosos, como por exemplo, o Feitiço Fidelius, pode esconder por completo uma pessoa ou um lugar, de modo que ninguém, exceto o Fiel do Segredo dê a localização. Feitiços de memória podem ser tão fortes que são capazes de remover totalmente a memória de uma pessoa e até danificar sua mente para sempre.
Feitiços são praticamente o oposto das maldições, a maior parte dos feitiços é positiva, enquanto que as maldições possuem um fundo negativo, mau. Isso não quer dizer que feitiços sejam uma magia fraca; um feitiço bem escolhido é uma ferramenta mágica poderosa inclusive contra azarações e maldições. O professor Filius Flitwick foi campeão de duelos, quando ainda era um aluno.

Transfiguração

Ensina transformação através da magia, a mudança de um objeto em outro. Alunos até o quinto ano aprendem tópicos da transfiguração de objetos e animais, também os feitiços de conjuração que no máximo fazem aparecer coisas pequenas e de desparecimento. As classes de NIEM aprendem desaparecimento e conjuração de coisas grandes e também transfiguração humana. A professora desta matéria é Minerva McGonagall.

Poções

Na disciplina Poções, os alunos aprendem a fabricar, manusear e utilizar poções, antídotos e soros.
Essas misturas, na maioria das vezes devem ser bebidas para criar o efeito esperado.
Os ingredientes vão do mais comum ao mais bizarro e fantástico, e os procedimentos para criar as poções podem ser complicados e levar bastante tempo. No 1º ano, o professor Severo Snape é quem aplicava essa matéria.

Herbologia

Estuda plantas mágicas em geral, os fungos e suas propriedades, incluindo como cuidar das plantas, suas propriedades mágicas e seu uso.

Algumas plantas mágicas são ingredientes básicos para poções, outras fazem efeito por conta própria.
É uma matéria relativamente simples mas exige muito cuidado pois a maioria das plantas ou são venenosas ou atacam quem as toca (como o Bulbo Saltador). Com o passar dos anos os alunos estudam plantas de manuseio mais difícil e delicado.

As aulas de Herbologia são ministradas nas estufas e incluem trabalhos manuais, como replantar mandrágoras, cuidar de Bobotúberas (cujo pus puro causa bolhas na pele e é usado no combate às espinhas), lidar com Arapucosos, e fezes de dragão é utilizado como adubo. A Grifinória costuma ter aulas de Herbologia junto com a turma da Lufa-lufa. A professora da matéria é a Professora Pomona Sprout.

Vôo ou Quidditch

Matéria obrigatória apenas para os alunos do primeiro ano, ensina como voar corretamente numa vassoura. Se o aluno quiser estudar mais avançadamente esta matéria, ela já passa a ser uma extra curricular. É uma matéria que exige muita atenção até que você aprenda a voar.

Vôo é uma matéria, praticada ao ar livre, porém, também tem sua sala de aula, para a aplicação de provas, e aulas com utilização do material de escrita e leitura. A professora é Madame Rolanda Hooch.

História da Magia

Discursos sobre episódios da história do mundo mágico, como as Rebeliões dos Duendes (século XVII) e as Guerras dos Gigantes (século XIX). É uma das matérias mais chatas de Hogwarts, o professor passa a aula toda lendo, no mesmo tom monótono e os alunos praticamente se desligam a aula inteira, mesmo a matéria sendo de alta importância para os N.O.M.s. O professor Binns ensina a matéria, ele é o único professor fantasma da escola.

Existe também uns objetos bem curiosos que podemos conhecer na história os primeiros a aparecer é Lembrol que Neville recebe da sua vó como presente, este objeto é usado para mostrar para a pessoa que está segurando se esqueceu de algo, temos também as vassouras voadoras, o famosa capa da invisibilidade e o Espelho de Ojesed que mostra para quem está na frente dele o que o coração mais deseja, Harry quando ficou na frente do espelho se viu ao lado de seus pais mortos por Aquele que não deve ser nomeado.

 

Filme

Como qualquer adaptação, para que o filme chamasse a atenção dos novos e antigos fãs, algumas mudanças foram necessárias e algumas cenas precisaram ser cortadas, mas gostaria de deixar bem claro que isso não fez com que a qualidade da história decaísse, muito pelo contrário, continuou tão boa quanto nos livros e ainda foi uma das obras que mais rendeu dinheiro no cinema e com muitos recordes de bilheterias quebrados em todo o mundo para a época.

Uma outra curiosidade é que a coruja que Harry ganhou do Hagrid no Beco Diagonal “Edwiges” era de real e recebeu vários treinos para o filme. Enquanto o rato de Rony “Perebas” foi feito através em computação gráfica, pois os diretores do filme disseram que para domesticar um rato era preciso muitos anos.

Além disso, o filme ficou marcado por algumas cenas que demonstram que além de aventuras, existe o humor também, como a cena clássica da Hermione ensinando o Rony a fazer a Magia Wingardium Leviosa
“…Você está falando errado, é Wingardium LeviOsa, e não LevioSA

Em todos os artigos será deixado informações sobre os principais atores do filme, neste primeiro vou falar dos principais:

Sendo o primeiro, Daniel Radcliffe que interpretou o personagem principal do filme, nasceu em 23 de julho de 1989, em Fulhan, Reino Unido. Na época, Daniel estava com 11 anos e já havia participado de outros filmes com menos expressão no cinema. Hoje em dia, continua trabalhando como ator e trabalhou em mais alguns filmes como Horns, The F Word e está para estrelar Truque de Mestre 2 (que vem prometendo muito).

Daniel Radcliffe

Rupert Grint interpretou Ronald Wesley um dos melhores amigos de Harry, nascido em 24 de agosto de 1988, Harlow, Reino Unido. Rupert é um ano mais velho que Daniel e começou as gravações com 12 anos de idade, sendo o primeiro filme que estrelou. E para quem gosta de música, ele estreou um clipe junto com Ed Sheeran, chamado Lego House.

Rupert Grint

E para terminar os 3 principais, temos Emma Watson que interpreta Hermione Granger, nascida em 15 de abril de 1990, Paris, França. Emma começou a interpretar Hermione com 10 anos de idade e foi seu primeiro papel nas telonas também. Após finalizar as gravações do filme Emma dedicou um tempo de sua vida para terminar os estudos em literatura inglesa e foi nomeada pela ONU embaixadora da Boa Vontade da Agência ONU Mulheres. Mesmo com toda essa carga horária, ela conseguiu continuar filmando alguns filmes, entre eles The Perks of Being a Wallflower (As Vantagens de ser invisivel) e Noah (Noé), e está para estrelar em 2017 Beauty and the Beast (A Bela e a Fera) fazendo o papel de Bela.

Emma Watson

Com isso terminamos a primeira parta desta nostalgia que é lembrar desses bruxinhos. Na próxima iremos falar sobre o segundo filme e deixa informações sobre outros atores. Espero que gostem e continuem acompanhando esta incrível viagem e aproveitem para visitar os outros posts do site.

Murilo Tavares

Tenho 27 anos, nascido sem sombra de dúvidas na melhor fase do mundo geek, nos anos 90 onde muitos animes bons vieram para o Brasil e fizeram sucesso. Sou formado em Engenharia da computação e trabalho como Analista de Suporte em uma Software House. No mundo geek sou mais ligado a livros, tenho uma grande síndrome de comprar livros mesmo que eu demore para lê-los. Gosto de animes, entre eles Yu Yu Hakusho, Os Cavaleiros do Zodiaco, Shurato, Dragon Ball e Hunter x Hunter. E meu herói favorito é o "amigão da vizinhança" o Homem Aranha.