A Moon Shaped Pool: O Retorno de Radiohead

Radiohead

“Depois de um hiato de 5 anos, Radiohead finalmente apresenta seu novo disco. Maduro e um tanto quanto melancólico, “A Moon Shaped Pool” em muito supera seu trabalho antecessor “King of Limbs” de 2011.”

Já não é novidade que Radiohead anda na contra-mão da industria fonográfica da qual somos acostumados e semana passada, quando ninguém esperava; a banda libera o clipe de Burn the Witch e posteriormente Daydreaming, esse dirigido pelo consagrado diretor de cinema Paul Thomas Anderson. Duas canções que já previam o que estaria por vir, um disco que mais uma vez marca a jornada da banda por estilos diferenciados. Longe dos eletrônicos de seu trabalho antecessor, o novo disco traz um tom intimista no que diz respeito a vida do vocalista Thom Yorke, esse tom tem início em Daydreaming, segunda faixa do disco e que fora previamente apresentada com o clipe, um piano acentuado marca essa melodia densa por todo decorrer dos seus 6 minutos, evocando a solidão de quem olha para trás e lida com várias perdas, sentimento esse catalisado pela letra, com direito a um assustador e repetitivo backmasking ao final. A próxima canção, Decks Dark mantém a mesma proposta da anterior, apesar da melodia mais definida, com vários instrumentos marcando um ritmo acentuado, a letra continua tratando sobre a escuridão que acomete nossas vidas. E finalmente o tema parece finalmente ser encerrado em “Desert Island Disk” melodia mais leve e letra evocando “conformação” encerram esse pequeno trio. Sem dúvidas o ponto alto do disco que trás esse misto sensorial no ouvinte. Ful stop novamente nos remete a melancolia, palavras soltas indicam um término, um tom raivoso é visto na letra e melodia carregada de distorções, mas que se acalmam no final.  Glass Eyes e Identikit prosseguem com o mergulho na mente do vocalista, nuances ainda melancólicas são perceptíveis e bem definidas, enquanto The Numbers traz uma crítica social ao sistema, assunto esse já usualmente abordado pela banda. Present Tense e Tinker Tailor Soldier Sailor Rich Man Poor Man Beggar Man Thief também seguem essa agenda descrita e finalmente temos True Love Waits, canção que Thom costuma cantar em shows desde a década de 90. Que inclusive já apareceu em uma coletânea ao vivo da banda. Essa melodia encerra com maestria o disco e casa muito bem com as demais canções, por seu tom triste e letra que segue pelo mesmo caminho.

radiohead1

A “Moon Shaped Pool” traz muito da mente do vocalista, é um disco sobre perdas difíceis e sobre lidar com elas. Podemos citar o divórcio de Thom como exemplo. E apesar do ar melancólico que paira sobre as canções, musicalmente é uma experiência sensorial rica e envolvente em caráter reflexivo. Sempre evocando paisagens, solidão, podendo ser definido como um “songscape”. O disco mantém suas nuances ao tempo que consegue incorporar elementos novos em cada nova faixa, o que garante um timing impecável, onde a vibe não é quebrada em momento algum e sim complementada sempre.

Lista das faixas do álbum:

1. “Burn The Witch”
2. “Daydreaming”
3. “Decks Dark”
4. “Desert Island Disk”
5. “Ful Stop”
6. “Glass Eyes”
7. “Identikit”
8. “The Numbers”
9. “Present Tense”
10. “Tinker Tailer Soldier Sailor Rich Man Por Man Beggar Man Thief”
11. “True Love Waits”

 

Clipe de Burn the Witch:

 

Clipe de Daydreaming:

O disco físico está está com data prevista para 17 de Junho e o digital já está disponível desde o dia 8 desse mês, podendo ser adquirido no iTunes e através desse link ou ouça através desse link.

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!

  • João Motta

    Preciso ouvir o disco inteiro, mas essas duas músicas me lembraram da ótima fase deles muitos anos atrás.