X-Men: Tudo Que Você Precisa Saber Para o Novo Filme

dias-de-um-futuro-esquecido-critica-01-1060x550

Em 2011, X-Men: Primeira Classe renovou a franquia dos mutantes no cinema, sua crítica positiva possibilitou o retorno do diretor Bryan Singer em 2014 com X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, filme que consolida uma nova e sólida cronologia. Um novo capítulo chega as telas essa semana e através desse post, vamos nos preparar para ele!”

Introdução

xmen-4nerd

Por meados do ano 2000, o cinema passava por um período de transição quando falamos em efeitos especiais, novas tecnologias dignas do novo milênio permitiram adaptações até então impossíveis e inimagináveis. Uma nova década de possibilidades trouxe filmes como “O Senhor dos Anéis” e “Homem Aranha” para as telas; e X-Men também é fruto dessa fase. Considerado precursor e divulgador dos heróis no cinema, “X-Men: O Filme” teve sua estréia em 2000, o longa trazia a essência dos quadrinhos, mas situava o roteiro em nossa realidade. E Poder ver os heróis inseridos no nosso contexto político-social, trouxe um ar de crível para o universo dos Super-Heróis. Junto com os efeitos especiais inéditos e um elenco acertado com Hugh Jackman à frente, o filme foi um sucesso de bilheteria, abrindo as portas para uma nova era de produções no gênero. Duas sequências completaram essa trilogia inicial, X-Men 2 de 2003 e X-Men: O Confronto Final de 2006. Em 2009, a Fox investiu em um filme solo do Wolverine, contanto a origem do mutante; além de não ter agradado, o longa provocou sérias discrepâncias na cronologia apresentada pelos filmes anteriores, ciente sobre esses erros e frente ao quanto a trilogia inicial é datada, a Fox finalmente reformula o universo dos mutantes com X-Men: Primeira Classe, apesar de não ser um reboot e os erros na cronologia só aumentarem, o capítulo define a nova fase do universo que a Fox quer que consideremos. Primeira Classe e seu sucessor: Dias de um Futuro Esquecido são os filmes indispensáveis para acompanharmos o novo longa que estreia nos cinemas essa semana e falarei um pouco mais sobre eles.

X-Men: Primeira Classe

xmen-firstclass

Foi o primeiro filme da nova fase da franquia, responsável por apresentar o início dos mutantes e das relações que esses estabeleceram, além de outros conceitos utilizados hoje. A trama gira em torno do jovem Charles Xavier (James McAvoy) aqui o professor formado em filosofia monta um projeto para encontrar e ajudar outros mutantes que não estão seguros sobre o que são. Na sua jornada, conhece Erik Lehnsherr (Michael Fassbender), o Magneto. Em colaboração inicial, os dois partem juntos nessa busca, mas acabam tomando rumos diferentes pelos seus ideais. O filme traz várias origens dos mutantes já conhecidos. Os roteiristas inserem essa trama no contexto real da guerra fria e fazem isso de maneira brilhante, essa interação com a “história” já se tornou característica dos novos filmes da franquia, um artifício utilizado para trazer a sensação de veracidade ao universo. Tanto os personagens abordados, quanto as relações estabelecidas por eles, fazem desse filme indispensável para acompanharmos Apocalipse. Primeira Classe foi lançado em 2011 e dirigido por Matthew Vaughn, tendo Bryan Singer como produtor. O longa teve leve inspiração na HQ homônima, que também conta a origem da equipe, porém com severas mudanças.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

x_men_days_of_future_past_banner-wide

Lançado em 2014, o longa continua abordando as relações entre os personagens vistos em Primeira Classe, ao tempo que que mostra um futuro catastrófico onde a maioria da população foi exterminada pelos Sentinelas. Dispostos a impedir isso, os mutantes da trilogia inicial; que contam com o retorno dos atores originais em seus respectivos papéis, desenvolvem um plano para enviar a consciência de Logan (Hugh Jackman) ao ano de 1973, onde determinados eventos envolvendo os jovens mutantes, culminam na construção dos Sentinelas. Wolverine encontra Charles no passado e junto com outros personagens já vistos, tenta impedir tais eventos. A trama também tira proveito do período histórico, aqui os EUA acabara de sair da guerra do Vietnã, onde mutantes também lutaram em uma divisão particular de Bolivar Trask; O idealizador do Projeto Sentinela, Trask menciona o fracasso no Vietnã para justificar o financiamento para seu projeto, que serviria de contra-medida para os mutantes, o péssimo clima pós-guerra e o aumento da “atividade mutante” acabam levando o presidente a corroborar com a ideia. Ao desenrolar da trama, os personagens principais defendem seus ideais e traçam seus rumos que devem perdurar na nova fase da franquia. Algo que veremos em Apocalipse. O filme também se inspirou em um quadrinho homônimo, toda a essência está lá, com algumas mudanças. O final do longa, devido as consequências da viagem de Logan, altera toda cronologia que conhecíamos dos filmes anteriores, não revelarei maiores detalhes para não comprometer a trama. O conceito de viagem no tempo ainda pode ser atípico para o cinema de heróis, mas é algo utilizado com frequência nas HQs para possíveis reboots e novas possibilidades de história.

HQ: Dias De Um Futuro Esquecido
HQ: Dias De Um Futuro Esquecido

X-Men: Apocalipse

Channing-Tatum-X-Men-Apocalypse-Movie-4K-Wallpaper

O vilão que empresta seu nome ao título do novo filme, já é um velho conhecido dos quadrinhos e também da série animada. Apocalipse teve sua primeira aparição em 1986, na revista X-Factor, que trazia os mutantes clássicos: Anjo, Fera, Homem de Gelo, Jean e Ciclope. inicialmente pouco foi revelado sobre as origens do vilão; posteriormente através de outras séries e arcos descobrimos sua história, considerado o mutante mais antigo, nascera há 5000 anos atrás no Egito. Abandonado por seus pais ainda quando bebê, por sua aparência deformada; o vilão foi encontrado por uma tribo de ladrões. O líder do bando o acolheu e o chamou de En Sabah Nur, que significa “O Primeiro”.  Apocalipse sobreviveu aos milênios devido sua imortalidade e grande poder, entre suas habilidades, estão: teletransporte, invulnerabilidade, telecinesia, voo, reorganização molecular; entre outros. Para conhecer mais sobre o vilão, indicarei alguns quadrinhos base: A Ascensão do Apocalipse (HQ que traz a origem do mutante). A Era do Apocalipse (Longa saga que traz viagens no tempo e realidades alternativas), o vilão também é comum a outros heróis do universo Marvel, entre eles, Os Vingadores. Podendo ser citado o arco Avante Vingadores: Apocalipse Celestial.

 

6-1
X-FACTOR: Capa de Julho de 1986. Primeira Aparição do Apocalipse.

 

A Ascensão de Apocalypse
A Ascensão do Apocalipse.

 

X-MEN_A ERA DO APOCALIPSE VOL3.indd
E Era do Apocalipse. ( Capa do Relançamento pela Panini)

O filme terá sua estréia 19 de Maio nos melhores cinemas, dirigido por Bryan Singer, diretor da trilogia original. O longa também conta com novos atores interpretando os jovens mutantes: Anjo, Tempestade, Noturno, Jean Grey e Ciclope. 

Trailer X-Men Apocalipse:

 

X-Men Série Animada. Episódio: Dias de Passado e Futuro:

 

X-Men Evolution. Episódio: Ascensão do Apocalipse:

 

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!