[ESPECIAL] Harry Potter, Livros, Filmes e Curiosidades – Parte 2

Vamos para a parte II da nossa série, falando hoje sobre o segundo livro e filme. Caos tenha perdido a primeira parte, clique aqui e confira.

Então todos estão convidados a entrar na plataforma 9 3/4 e embarcar no expresso de Hogwarts pois voltaremos para o mundo da bruxaria.
HP2_1

Harry Potter e a Câmara Secreta (original do inglês Harry Potter and the Chamber of Secrets), segundo livro dos 7 volumes que saíram tanto em termos cronológicos como em ordem de publicação. Publicado em junho de 1998 na Inglaterra, e no Brasil a primeira publicação foi em agosto de 2000, não diferente do primeiro volume arrecadou muitos milhões de dólares.

O filme no entanto veio a sair em novembro de 2002, na época se tornando o sétimo filme com maior bilheteria do mundo, ultrapassando o valor de 600 milhões de dólares em bilheteria. Como na primeira edição, os jogos eletrônicos foram um sucesso e a produtora não perdeu tempo para criar para essa edição vários jogos baseados na história.

HP2_2
Capa do jogo Harry Potter and the Chamber of Secrets, para PC

 

HP2_3
Capa do livro pela edição brasileira

Sinopse

A história conta sobre o segundo ano de Harry Potter na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde mensagens escritas a sangue começam a aparecer nas paredes, avisando que a Câmara Secreta foi aberta e que o “herdeiro da Sonserina” matará a todos os alunos que não contém sangue bruxo nas veias. Além das mensagens, vários alunos começam a aparecer petrificados. Durante todo o ano, Harry e seus amigos Rony Weasley e Hermione Granger investigam sobre esses ataques que, anos antes, também haviam acontecido, fato que leva o protagonista a conhecer a história de seu maior inimigo, Lorde Voldemort, que havia matado seus pais quando ainda era um bebê.

Filme

Como dito no começo da publicação, a versão cinematográfica da história estreou no dia 15 de novembro de 2002. Um fato muito curioso é que a produção do filme começou em 19 de novembro de 2001, três dias depois da estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

O filme de fato começou a ter algumas mudanças muito significativas do primeiro, tendo algumas partes mais sombrias e assustadoras, acompanhando o publico fiel que ia crescendo e querendo ver algo mais adulto. O elfo doméstico Dobby foi criado todo em computação gráfica mostrando que o filme havia investido muito bem nesta área também.

 

Apresentação de alguns atores do filme

A primeira será Bonnie Francesca Wright, interprete de Gina Weasley, nascida em 17 de fevereiro de 1991, em Londres, Reino Unido. Na época, Bonnie estava com 11 anos, e até aquele momento nunca havia atuado em grandes produções, havia apenas feito teatros na escola.

Após atuações no filme ela se dedicou mais a seus estudos, e está fazendo faculdade de cinematografia. Mas mesmo com toda essa carga curricular, ela pretende continuar atuando.

HP2_4
Bonnie Francesca Wright

Maggie Smith, interprete da professora Minerva McGonagall, nascida em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Reino Unido. Na época das gravações tinha 68 anos de idade. Maggie começou sua carreira em 1952. Já teve vários papeis no cinema, teatro e séries de televisão. Já foi indicada 6 vezes ao Oscar e nessas indicações levou a estatueta 2 vezes. A última aparição dela nos cinemas foi em 2015 no filme “The Lady in the Van (A Senhora da Van)”.

HP2_5
Maggie Smith

Richard Harris, interprete de Albus Dumbledore, nascido em 1 de outubro de 1930, em Limerick, Irlanda. Nas gravações do filme Richard tinha 72 anos de idade. Além de ator, Richard era diretor teatral, cantor, compositor e escritor. Infelizmente no dia 25 de outubro de 2002 Richard veio a falecer.

Então, para continuar a série, os diretores do filme tiveram que substituir o ator de Albus Dumbledor por Michael Gambon, nascido em 19 de outubro de 1940, Dublin, Irlanda. Michael assumiu o papel a partir do 3° filme com 64 anos de idade.

Além de Harry Potter, Michael já participou de vários filmes nas telonas, entre eles: “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça – 1999”, “A Profecia – 2006” e “O Livro de Eli – 2010”. Sua última aparição foi em uma minissérie de TV chamado “The Casual Vacancy – 2014″.

HP2_6
Richard Harris
HP2_7
Michael Gambon

Assim finalizamos a segunda parte da nossa serie sobre Harry Potter. Espero que continuem nos acompanhando e não se esqueçam de visitar os outros posts do nosso site.

Até a próxima!

Murilo Tavares

Tenho 27 anos, nascido sem sombra de dúvidas na melhor fase do mundo geek, nos anos 90 onde muitos animes bons vieram para o Brasil e fizeram sucesso. Sou formado em Engenharia da computação e trabalho como Analista de Suporte em uma Software House. No mundo geek sou mais ligado a livros, tenho uma grande síndrome de comprar livros mesmo que eu demore para lê-los. Gosto de animes, entre eles Yu Yu Hakusho, Os Cavaleiros do Zodiaco, Shurato, Dragon Ball e Hunter x Hunter. E meu herói favorito é o "amigão da vizinhança" o Homem Aranha.