Especial: Jason Bourne

Jason-Bourne-2016

“Criado inicialmente para ser protagonista de um livro, Jason Bourne é um dos JB’s mais influentes do gênero ação atualmente, e desde 1988  tem marcado presença nas telas.  No final de Julho, um novo capítulo do personagem chega aos cinemas. Confira nesse post um especial sobre a história por trás de Bourne.

Para começarmos a falar de Bourne, primeiro devemos tratar de seu criador; Robert Ludlum, nascido em Nova York em 1927. Robert em seu primeiro momento foi um ator e produtor de teatro, chegando até a emplacar algumas peças. Segundo o próprio autor, essa experiência teatral, permitiu de certa forma que seus livros tivessem uma escrita única e de potencial adaptável para outras mídias. Muito além da Saga Bourne, várias de suas obras ganharam uma versão para as telas, comoThe Osterman Weekend, The Holcroft Covenant, The Apocalypse WatchMas foi “The Bourne Identity” de 1980 que inspiraria, inicialmente, uma adaptação para TV em 1988, com Richard Chamberlain no papel de Jason Bourne. Adaptação essa pouco conhecida, não tendo um grande circuíto de divulgação.  Porém em 2002, com os direitos do personagem nas mãos da Universal Pictures, o filme é readaptado pelos roteiristas Tony Gilroy e William Blake, trazendo ainda Matt Damon como o protagonista.

Jasonb
The Bourne Identity ( A identidade Bourne) 1988
PARIS;FRANCE - MAY 05: American author Robert Ludlum poses while in Paris,France to promote his book on the 5th of May 1993.. (Photo by Ulf Andersen/Getty Images)
Robert Ludlum
jasonbournelivro
Capa do Livro “The Bourne Identity”

The Bourne Identity (A identidade Bourne) de 2002, foi o primeiro filme da saga que conhecemos hoje, inicialmente pensado como uma trilogia, chegamos ao quinto filme da franquia, que é considerada um sucesso, seus quatro filmes anteriores arrecadaram cerca de um bilhão de dólares, além da crítica positiva e dos 24 prêmios recebidos, incluindo 3 Oscars.

Abaixo a ficha técnica dos quatro filmes até então lançados:

The Bourne Identity (2002)

The Bourne Supremacy (2004)

The Bourne Ultimatum (2007)

The Bourne Legacy (2012)

A saga conta a história de Jason Bourne, um assassino projetado por uma divisão clandestina da CIA, que atua sem autorização oficial no assassinato de pessoas que poderiam significar ameaças políticas para os interesses da agência. Após uma de suas missões, o protagonista perde a memória. E ao longo dos três filmes desvenda, ao tempo que combate, essa rede ilegal que o criou, enquanto recupera sua memória e tenta sobreviver aos ataques lançados pela organização. O clima de ação e espionagem, em meio à trama política, é o ponto alto da franquia; marcada por lugares fascinantes em todo o globo e cenas de ação, geralmente utilizando efeitos especiais técnicos e dispensando a computação gráfica, o que faz da experiência ainda mais realista. O Kali, estilo de arte marcial filipino, é incorporado pela série e usado de maneira intensa nos combates corpo a corpo, luta essa que foi utilizada posteriormente em diversos filmes de ação. Depois do fim da trilogia original, a Universal se recusou a encerrar sua saga, lançando um novo filme em 2012, porém esse não contava com Matt Damon no elenco e sim Jeremy Renner. Interpretando Aaron Cross, um assassino da agência que após sofrer um atendado da própria organização, procura por respostas, e acaba se deparando com a rede envolvida no projeto.

jasonbourne5
Jeremy Renner interpretando Aaron Cross

O novo filme da franquia, intitulado “Jason Bourne”, estreia 29 de Julho de 2016.

Confira o Trailer:

 

Compre o box da saga: Cultura

 

 

 

 

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!