Os Caça-Fantasmas: Magazine

ghostbusters3
Horold Ramis, Ernie Hudson, Bill Murray e Dan Aykroyd. Logo atrás o famoso veículo dos caçadores, Ecto-1

“O ano de 1984 fora marcado por uma série de produções clássicas, entre elas: “A Hora do Pesadelo”, “Gremlins”, “Exterminador do Futuro”. Mas é certo que um dos maiores destaques, inclusive registrando a segunda maior bilheteria daquele ano, foi “Os Caça-Fantasmas”, trazendo todo o humor irreverente da época e um elenco acertado de comediantes.”

Ghostbusters (Os Caça-Fantasmas), surgiu como roteiro da mente de Dan Aykroyd, interprete do famoso Dr. Raymond Stantz no seu próprio filme. Dan é canadense, roteirista, ator, comediante e ufólogo. Seu envolvimento com o sobrenatural era evidente desde cedo e influenciado por sua família; seu avô, inclusive, construiu um rádio pra comunicação com os espíritos. Partindo desse fascínio, Dan escreve o enredo do filme e o apresenta para seu amigo e parceiro John Belushi. A história idealizada inicialmente por ele, em muito se difere do roteiro original que foi parar nas telas. E inicialmente trazia um ar maior de ficção cientifica, onde os próprios caçadores seriam viajantes do tempo e espaço. Porém ao mostrar sua ideia para o produtor e diretor Ivan Reitman, esse propôs uma série de modificações, em função do filme se tornar viável. Logo os dois reescrevem o roteiro juntos, direcionando em primeiro momento, os papéis dos protagonistas para os atores John Belushi, Eddie Murphy e John Candyporém Belushi falecera de overdose, antes mesmo do enredo estar pronto. John Candy estava envolvido com outro projeto, assim como Eddie Murphy, que estava nas gravações de Beverly Hills Cop (Um Tira da Pesada), filme que registrou a maior bilheteria do ano. Após essa questão do elenco, novos nomes foram definidos; entre eles, os comediantes de peso: Bill Murray (Dr. Peter Venkman) e Harold Ramis (Dr. Egon Spengler). Bill trouxe para o filme um carismas sem igual, sua química pontual com os demais atores é mais que evidente. O humorista já era conhecido por sua habilidade em improvisos rápidos, e corre a lenda que durante as filmagens, pouco teria lido suas falas. Outras adições de peso foram Sigourney Weaver (Alien) e Rick Moranisque futuramente protagonizaria grandes clássicos da comédia nos anos 90. Ernie Hudsonencerra nossa lista dos quatro protagonistas brilhantes e que são o ponto alto do filme. Harold Ramis, infelizmente falecera em 2014, impossibilitando um novo filme trazendo o cast principal.

ghostbusters1

O enredo situado em Nova York, inicialmente traz os protagonistas Peter Venkman, Ray Stantz e Egon Spengler, sendo despedidos da Columbia University, onde são cientistas que estudam paranormalidade. Venkman, frente à situação, propõe que abram seu próprio negócio de “soluções paranormais” até que se deparam com uma cliente, Dana Barret (Sigourney Weaver); ao investigarem o caso dela, descobrem uma enorme “ameaça fantasma” (sem trocadilhos) que assolaria Nova York. O filme teve uma crítica extremamente positiva e grande aprovação do público, registrando uma bilheteria de US $229.242.989,00. Um número que na época foi parar na lista das dez maiores arrecadações do cinema. Sendo considerada a melhor comédia dos nos 80. Tamanho sucesso garantiu uma continuação em 1989. Intitulado Ghostbusters II, o segundo filme trouxe novamente o elenco original e a mesma receita carismática, logo repercutiu tão bem quanto o primeiro. Jogos, brinquedos e até um desenho animado vieram posteriormente como fruto desse sucesso.

ghostbusters2
Gárgula, Mr Stay Puft e Geleia. Inimigos Clássicos

No nosso atual ano, um novo filme está prestes a ser lançado, também intitulado Ghostbustersserá uma espécie de releitura e trará um elenco de protagonistas, exclusivamente feminino, dessa vez. Com as atrizes Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie JonesA trama também será situada em Nova York. Similar ao enredo original, as protagonistas também combaterão uma ameaça sobrenatural, onde fantasmas estão invadindo a cidade.

O novo longa estreia dia 14 de Julho nos Cinemas e conta com a direção de Paul Feig (Missão Madrinha de Casamento), já conhecido por seus trabalhos em parceria com a Melissa Mccarty, em comédias envolvendo temática feminina.

Confira o Trailer

 

 

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!

  • Murilo Dos Reis Tavares

    Muito bom, não vejo a hora do filme sair no cinema para assistir.