[ESPECIAL] Harry Potter, Livros, Filmes e Curiosidades – Parte 3

Vamos embarcar para nosso terceiro ano no mundo de magia de Harry Potter! Estão todos novamente convidados a embarcarem no expresso de Hogwarts e conferirem com nós a parte III  da nossa serie. Caso tenham perdido alguma das outras duas partes cliquem aqui: Parte I e Parte II.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (original do inglês Harry Potter and the Prisoner of Azkaban), é o terceiro livro da serie de J. K. Rowling. Publicado em 8 de julho de 1999 na Inglaterra, e no Brasil a primeira publicação foi em dezembro de 2000. Seguindo os padrões das edições anteriores, o livro teve uma arrecadação enorme por onde passou, arrecadando milhões de dólares.

O filme veio a estrear em 31 de maio de 2004 no Reino Unido e chegou ao Brasil no dia 4 de junho de 2004, na qual a bilheteria arrecadou em torno de US$ 796 milhões em todo o mundo, e foi indicado a duas categorias do Oscar. Em compensação, foi o filme que menos arrecadou em toda a serie(sendo o único a arrecadar menos de US$ 800 milhões). Mesmo sendo o filme que menos arrecadou, ele encontra-se entre as 45 maiores receitas do cinema.

Continuando com o sucesso que a indústria de games estava tendo encima da serie, também foram criados vários jogos em todas as plataformas possíveis. Tentando seguir a evolução dos games, o jogo começou a oferecer algumas mudanças, entre elas a alternativa de jogar com os 3 principais personagens do serie (Harry, Rony e Hermione), e cada um deles trazia consiog sua próprias magias.

HP3_1
Capa do jogo Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, para PC

 

Sinopse

 

HP3_2
Capa do livro pela edição brasileira

Agora com seus treze anos, Harry se torna um adolescente e uma pessoa mais “rebelde”, desafiando os tios e os professores. Sirius Black, o “prisioneiro de Azkaban“, evadiu-se da prisão de Azkaban e vai procurar Harry, ao mesmo tempo que os dementadores tentam encontrá-lo. No entanto, descobre-se depois que Sirius, além de não ser o verdadeiro culpado pelos crimes de que tinha sido acusado, estava apenas tentando se aproximar de Harry, e cometer o crime pelo qual foi condenado, esclarecendo a verdade sobre sua ” suposta ” traição.

 

Curiosidades

Continuando a apresentação de seres estranhos que aparecem na serie, neste livro fomos apresentados aos dementadores (os guardas que cuidam da prisão de Azkaban). É uma criatura que quando chega perto das pessoas, tira toda a felicidade que existe dentro delas. Receber um beijo de um dementador pode levar a pessoa a morte (é conhecido como “O beijo da Morte”). Outra criatura mágica que aparece neste filme são os hipogrifos.

Além dos dementadores e hipogrifos temos a aparição de lobisomens  e também saberemos mais como funciona os animagos (são os bruxos que conseguem se transformar em animais). É a partir deste livro que conseguimos conhecer um pouco mais da história de Harry com a aparição de 3 personagens muito importantes: Sirius Black, Remus Lupin e Pedro Pettigrew.

A primeira aparição do Mapa do Maroto, que os irmãos Fred e Jorge Weasley dão de presente para Harry consiste em um mapa que é acionado através de uma pequena frase “Eu prometo não fazer nada de bom” e uma frase para desativar “Mal feito, feito” que mostra todo o mapa do castelo de Hogwarts e a movimentação de seus habitantes.

HP3_3
Parte da frente do Mapa do Maroto

 

Filme

Seguindo os mesmos passos do filme anterior, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban saiu do termo filme para crianças e se transformou em um filme para adolescentes com cenas mais sombrias e demonstrando que estava acompanhando bem o crescimento do seus personagens que estavam saindo da fase infantil para a adolescência, tendo algumas partes do filme com um suspense bem interessante.

A equipe de efeitos especiais demorou seis meses para criar o visual definitivo dos Dementadores. O ilusionista Paul Kieve trabalhou como consultor no filme, tendo ensinado pequenos truques para vários integrantes do elenco, sendo o primeiro ilusionista a prestar consultoria num filme. Ele e o diretor Alfonso Cuarón fazem uma pequena aparição na cena do Três Vassouras.

 

Atores participantes

Mostrando mais alguns atores que participaram dessa obra, estão entre eles: Gary Leonard Oldman, intérprete de Sirius Black, nascido em 21 de março de 1958, em Londres, Inglaterra. Gary estreou no cinema em 1981 e teve atuações em filmes importantes como Batman Begins, Batman – O Cavaleiro das Trevas e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge fazendo o papel de Comissário Gordon. Em 2012 foi indicado ao Oscar pela primeira vez por sua atuação no filme O Espião que Sabia Demais. No momento, sua última aparição foi no filme Child 44 fazendo o papel do General Mikhail Nesterov.

HP3_4
Gary Leonard Oldman

David Thewlis foi intérprete de Remus Lupin, nascido em 20 de março de 1963, em Blackpool, Inglaterra. David fez pequenos papéis em filmes e na TV, até pegar ao papel principal em Naked, de 1993. O filme lhe rendeu diversos prêmios, inclusive o The New York City Critics Award. Desde então ele já esteve em vários outros filmes, incluindo Coração de Dragão, Restoration, Beleza Negra.

David Thewlis

Timothy Leonard Spall, intérprete de Pedro Pettigrew, nascido em 27 de fevereiro de 1957, em Londres, Inglaterra. Timothy inicialmente, ficou famoso no Reino Unido por ter interpretado Barry Taylor na série Auf Wiedersehen e por ter participado da série Outside Edge. A partir daí, começou a participar de diversos filmes, como Crusoe, Segredos e Mentiras, Rock Star, O Último Samurai e Desventuras em Série. Em 2007, Timothy foi Nathaniel no filme Encantada, da Disney, e interpretou Beadle Bamford no filme Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, de Tim Burton. Em 2009 participou de vários filmes britânicos desconhecidos do grande público. Em 2010, Timothy esteve no filme Alice no País das Maravilhas. Ainda em 2010, estreiou novamente como Rabicho no filme Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I e II, e no premiado The King’s Speech.

Timothy Leonard Spall

Assim finalizamos a 3 parte da serie, espero que estejam curtindo e não deixe de acompanhar as outras matérias do site.

 

Murilo Tavares

Tenho 27 anos, nascido sem sombra de dúvidas na melhor fase do mundo geek, nos anos 90 onde muitos animes bons vieram para o Brasil e fizeram sucesso. Sou formado em Engenharia da computação e trabalho como Analista de Suporte em uma Software House. No mundo geek sou mais ligado a livros, tenho uma grande síndrome de comprar livros mesmo que eu demore para lê-los. Gosto de animes, entre eles Yu Yu Hakusho, Os Cavaleiros do Zodiaco, Shurato, Dragon Ball e Hunter x Hunter. E meu herói favorito é o "amigão da vizinhança" o Homem Aranha.