[ESPECIAL] Recomendação dos RoboGeeks para curtir o Dia Mundial do Rock

Como hoje é o dia do rock , fizemos uma seleção de 10 álbuns de bandas influentes no rock n’ roll e que trazem um pouco dessa essência em seus discos. É claro que alguns poderão não concordar ou falar que faltam alguns nomes, porém, gostaria de deixar bem claro que essa é uma opinião nossa e sabemos que faltam muitos candidatos ainda.

Bom, chega de enrolação e vamos aos nomes:

 

1 – Pearl Jam – Ten

Ten não foi um sucesso imediato, mas no final de 1992 ele tinha alcançado o 2º lugar na parada Billboard 200. O álbum produziu três singles de sucesso: “Alive“, “Even Flow” e “Jeremy“, além da canção “Black“, que não foi um single,mas também teve sucesso. Enquanto o Pearl Jam foi acusado de saltar para o grunge na época, Ten foi fundamental na popularização do rock alternativo no mainstream. O álbum foi certificado treze vezes platina pela RIAA nos Estados Unidos, vendendo cerca de 13.500.000 cópias, e permanece como o álbum mais bem sucedido do Pearl Jam.

 

 

 

 

2 – Pink Floyd – Dark Side of the Moon

The Dark Side of the Moon é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado em 1 de março de 1973. O disco marca uma nova fase no som da banda, com letras mais pessoais e instrumentais menores, contendo alguns dos mais complicados usos dos instrumentos e efeitos sonoros existentes na época, incluindo o som de alguém correndo à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios a tocar ao mesmo tempo.

 

 

 

 

 

3 – Guns n’ Roses – Appetite For Destruction

Appetite for Destruction é o álbum de estreia do grupo norte-americano de hard rock Guns N’ Roses. Lançado em 21 de julho de 1987 pela Geffen Records, não obteve muito sucesso de início, mas começou a vender assim que a banda iniciou turnês pela América do Norte como abertura para grandes nomes do rock como The Cult, Alice Cooper e Aerosmith, além de seus próprios shows por festivais e casas de show.

 

 

 

 

 

4 – Nirvana – Nevermind

Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda grunge estadunidense Nirvana, lançado em 24 de setembro de 1991. Produzido por Butch Vig, foi o primeiro álbum lançado pela DGC Records. O vocalista da banda Kurt Cobain procurou fazer música fora dos limites restritivos da cena grunge de Seattle, tendo influência de grupos como os Pixies e sua dinâmica “calmo/barulhento” nas canções. É o primeiro álbum com o baterista Dave Grohl.

 

 

 

 

 

5 – AC/DC – Back in Black

Back in Black é o sétimo álbum de estúdio da banda australiana AC/DC. Foi lançado em 25 de julho de 1980 e, até hoje, já vendeu 51 milhões de cópias, sendo o álbum de rock mais vendido de todos os tempos e encontra-se na lista dos álbuns mais vendidos do mundo, na segunda posição, atrás apenas de Thriller, de Michael Jackson. O álbum até hoje já vendeu mais de 22 milhões de cópias nos Estados Unidos.

Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

 

 

 

 

6 – The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, popularmente conhecido como Sgt. Pepper, é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock The Beatles. Lançado em 1º de junho de 1967, tornou-se imediatamente enorme sucesso comercial e crítico, permanecendo durante 27 semanas no topo das tabelas de álbuns do Reino Unido e 15 semanas na primeira posição nos Estados Unidos. A revista Time o considerou “uma evolução histórica no progresso da música” e a New Statesman elogiou a sua elevação da música pop ao nível de arte. O trabalho conquistou quatro Prêmios Grammy em 1968, incluindo a categoria Álbum do Ano, o primeiro LP de rock a receber tal honra.

 

 

 

7 – Led Zeppelin – Led Zeppelin IV

Após os comentários negativos da crítica a respeito do álbum Led Zeppelin III, o guitarrista e líder da banda, Jimmy Page, decidiu que o quarto disco do grupo não teria nome, e decidiu que cada um dos quatro integrantes devia escolher um símbolo qualquer para representá-lo na capa, e que nada mais estaria escrito nela. A banda começou a gravar o disco em dezembro de 1970 e usou vários estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos, com as gravações sendo acompanhadas por membros dos The Rolling Stones, outro grupo que estava em destaque na época. A principal faixa do álbum, “Stairway to Heaven“, foi composta por Jimmy em parceria com o vocalista Robert Plant enquanto a banda estava em turnê pelos Estados Unidos, e mesmo nunca tendo sido lançada como single, tornou-se a canção de maior sucesso daquele ano, e é considerada até hoje uma das melhores gravações musicais de todos os tempos.

 

8 – Black Sabbath – Paranoid

Paranoid é o segundo álbum de estúdio da banda de heavy metal Black Sabbath, lançado em 1970 no Reino Unido. O álbum chegou ao topo das paradas musicais britânicas, tornou-se o mais vendido da banda, e possui alguns de seus maiores sucessos, como “Iron Man“, “War Pigs” e “Paranoid“. O disco é usualmente considerado um dos mais quintessenciais e influentes da história do heavy metal, sendo incluído na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

 

 

 

 

9 – Rolling Stones – Exile on Main St.

Exile on Main St. é o décimo álbum de estúdio da banda de rock britânica The Rolling Stones, lançado como um LP duplo em 1972. Trata-se do único álbum duplo de inéditas da discografia da banda.

Um álbum com influências do Rock and Roll, Blues, Country music, Gospel e Soul music, inicialmente, “Exile“, apesar de ter chegado a 1ª posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos), foi recebido com críticas mornas. Mas, anos mais tarde, passou a ser considerado o melhor álbum da banda por grande parte da crítica especializada e fãs, e, para muitos, como um dos melhores discos de Rock de todos os tempos , concluindo grandiosamente a sequência de quatro álbuns definitivos dos Stones compostas por Beggars Banquet, Let It Bleed e Sticky Fingers.

 

10 – Queen – A Night at the Opera

A Night at the Opera é o quarto álbum de estúdio da banda britânica de hard rock Queen, lançado em 21 de novembro de 1975 na Europa e em 2 de dezembro de 1975 nas Américas.

Com esse álbum, o Queen adotou uma sonoridade diferente comparada com seus discos anteriores, fazendo grande uso de um piano e de muitos outros instrumentos nunca experimentados pelo grupo até então. Canções como “You’re My Best Friend” e “Bohemian Rhapsody” fizeram um enorme sucesso, sendo executadas em todos os concertos do grupo desde então, e ajudaram a divulgar o álbum inteiro.

 

 

 

E assim terminamos nossa lista! Espero que tenham gostado e continuem acompanhando as nossas matérias. Tenham um feliz Dia Mundial do Rock.

 

Fonte: Wikipédia.

 

Thales Figueiredo

Um geek vidrado em jogos, filmes, séries, músicas, livros, HQ’s e diversas coisas relacionadas a esse mundo. Cientista da computação, web designer, músico nas horas vagas, geminiano e tremendo sonhador. Aceita com facilidade ofertas de café.