[ESPECIAL] Harry Potter, Livros, Filmes e Curiosidades – Parte 4

Enfim chegamos a quarta parte de nosso especial de Harry Potter, novamente vamos embarcar no expresso de Hogwarts para sabermos um pouco mais sobre o quarto livro da série.

Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire), é o quarto livro da serie de J. K. Rowling. Publicado em 8 de junho de 2000 na Inglaterra e chegando ao Brasil em junho de 2001, e como no caso das três edições anteriores, esse capitulo da saga arrecadou milhões de dólares em vários países.
O filme teve sua estreia inicial em 19 de novembro 2005 no Reino Unido e Estados Unidos, e após alguns dias, no Brasil, em 26 de novembro de 2005. Cinco dias após de seu lançamento, o filme tinha arrecadado mais de US$ 102 milhões nas bilheterias norte-americanas, sendo o terceiro maior registro do primeiro fim de semana referente à um filme da saga Harry Potter, ficando trás de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 e Parte 2. Cálice de Fogo teve uma excelente sucesso na bilheteria mundial, arrecadando em torno de de $ 900 milhões em todo o mundo, o que fez  do, a maior bilheteria de 2005 e a oitava maior bilheteria de todos os tempos naquela época. Sendo ele também o 35º filme de maior bilheteria em todo o mundo.
As indústria dos games não ficou para trás, aproveitando o sucesso do filme e também do jogos anteriores, criou jogo para esse capitulo,  com a mesma mecânica já utilizada em “O Prisioneiro de Azkaban” e com isso conseguindo deixar os fãs da serie bem satisfeitos.

HP4_1
Capa do jogo Harry Potter and the Goblet of Fire, para PC

 

 

Sinopse

HP4_2
Capa do livro pela edição brasileira

Verão, Harry Potter, sente sua cicatriz arder durante um sonho muito real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – O sinal de Lord Voldemort – projetando-o no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim…

Curiosidades

Este é um dos livros que mais trouxe coisas do universo mágico construído, entre elas: Dragões, Grindylows e Sereianos. É revelada também a existência de outras escolas de Magia pelo mundo, entre elas estão: Durmstrang e Beauxbatons, que são as escolas convidadas para o torneio tribuxo,  uma competição entre os melhores alunos de cada escola, onde devem passar por diversos e difíceis desafios, mostrando dessa maneira, suas habilidades. É nessa disputa que conhecemos um pouco mais sobre alguns personagens diferentes, como Viktor Krum (o escolhido para participar pela Drumstrang), Fleur Delacour (a escolhida pela Grindylows) e Cedric Diggory (escolhido por Hogwarts junto com Harry). Também é nesse livro que conhecemos as três maldições imperdoáveis: Imperius, Cruciatos e Avada Kedavra.

HP4_3
Cálice de Fogo

Filme

O 4º filme da serie, que como fora pontuado, foi lançado em 19 de novembro 2005, no Reino Unido e Estados Unidos, e após alguns dias teve sua estreia no Brasil, no dia 26 de novembro de 2005.
Conforme idealizado para o último filme, Harry Potter e o Cálice de fogo teve uma ideia inicial de ser dividido em 2 partes, o que acabou não ocorrendo, pois o diretor não acreditou que seria uma boa ideia. E talvez por esse motivo, algumas coisas acabaram deixando a desejar um pouco dentro do longa, fugindo aos padrões do livro.
Mesmo com esses contratempos, o filme ainda é a 35º  maior bilheteria nos cinemas. Não podemos negar que a equipe de efeitos especiais não deixou a desejar em seu trabalho, vide a cena onde Harry enfrenta o dragão na primeira prova.

 

Felizmente, o diretor entregou aos fãs uma diversão impecável, não deixando o filme cansativo por minuto algum. Sem dúvida é um dos filmes que mais empolga por sua ação, na época que os efeitos especiais já permitiam grandes feitos em tela.

Vamos falar de alguns atores que ganham algum foco nesta etapa:

Clémence Poésy, intérprete de Fleur Delacour, nascida 30 de novembro de 1982, Hauts-de-Seine, França. Clémence começou a atuar com 14 anos, mas seu maior papel foi mesmo na série Harry Potter. Além de atriz ela faz muitos trabalhos como modelo.
A ultima aparição dela foi em um seriado de televisão The Tunnel em 2013.

HP4_4
Clémence Poésy

Stanislav Ianevski, intérprete de Viktor Krum, nascido 16 de maio de 1985 em Sófia, Bulgária. Stanislav era conhecido pelo seu dons no esporte, nunca havia participado de nada no cinema. Além de Harry Potter ele participou do filme O Albergue e O Albergue 2.

HP4_5
Stanislav Ianevski

Robert Pattinson, intérprete de Cedric Diggory, nascido 13 de maio de 1986 em Londres, Inglaterra. Provavelmente o pessoal conhece mas Robert pelos filmes da saga Crepúsculo onde fazia o papel de Edward Cullen, mas antes mesmo de fazer o vampiro e Harry Potter, Robert já trabalhava como modelo e já havia feito alguns outros filmes nas telonas. Ainda com os filmes da saga Crepúsculo, recebeu vários prêmios importantes na carreira MTV Movie Awards (2 vezes) e Teen Choice Awards (2 vezes). Ele irá participar do filme The Lost City of Z, que irá para as telonas no começo de 2017.

HP4_6
Robert Pattinson

Ralph Fiennes, intérprete de Lord Voldermort, nascido 22 de dezembro de 1962 em Suffolk, Inglaterra. Fiennes estreou no cinema em um pequeno filme em 1990, em 1993 foi o ano de revelação de Ralph Fiennes. O ator conseguiu um dos papéis principais no controverso e muito mal recebido, The Baby of Mâcon de Peter Greenway. Perto do final desse ano, estreou Schindler’s List de Steven Spielberg, onde Ralph fez o papel do comandante sem moral de um campo de concentração nazista. Amon Göth. Este papel fez com que se tornasse conhecido internacionalmente e valeu uma nomeação para o Óscar na categoria de Melhor Ator Secundário e o prêmio BAFTA nessa categoria, entre outros. O seu personagem entrou ainda na lista dos 50 melhores vilões da História do cinema do American Film Institute.

Alguns outros filmes de Fiennes são: Fúria de Titãs 1 e 2 (Hades), Skyfall (Gareth Mallory) e seu último filme foi A Bigger Splash (Harry Hawkes).

Ralph Fiennes Press Junket for "Red Dragon" September 12, 2002 * NO ITALY * NO SKIN MAGS * NO TABS* © Armando Gallo / Retna Ltd.
Ralph Fiennes

Finalizamos assim a parte 4 de nossa series, deixem suas opiniões sobre essa postagem e não deixem de conferir os outras matérias do site.

Aproveitem e curtam nossa Fanpage e nos sigam no Instagram e Twitter.

Até a próxima!

O que?? Não viram as outras três partes?? Não se preocupem, é só clicar em qual você deseja ver: Parte I, Parte II e Parte III.

 

 

 

Murilo Tavares

Tenho 27 anos, nascido sem sombra de dúvidas na melhor fase do mundo geek, nos anos 90 onde muitos animes bons vieram para o Brasil e fizeram sucesso. Sou formado em Engenharia da computação e trabalho como Analista de Suporte em uma Software House. No mundo geek sou mais ligado a livros, tenho uma grande síndrome de comprar livros mesmo que eu demore para lê-los. Gosto de animes, entre eles Yu Yu Hakusho, Os Cavaleiros do Zodiaco, Shurato, Dragon Ball e Hunter x Hunter. E meu herói favorito é o "amigão da vizinhança" o Homem Aranha.