Gene Wilder falece aos 83 anos

Um dos grandes nomes da comédia do cinema no século XX, Gene Wilder faleceu ontem, 29 de agosto, aos 83 anos de idade. A informação foi confirmada pela Associated Press.

Conhecido pelo grande público por ser o intérprete de Willy Wonka na primeira adaptação de A Fantástica Fábrica de Chocolate, em 1971, Wilder estava com severos problemas de saúde devido à complicações ocasionadas pela Doença de Alzheimer, tendo atuado pela última vez em 2003.

Adotando o nome Gene Wilder aos 26 anos, o ator teve sua primeira experiência em Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas, em 1967. Após isso, começou sua famosa parceria com o diretor Mel Brooks, com Primavera Para Hitler (1967), Banzé no Oeste (1974) e O Jovem Frankenstein (1974), sendo indicado ao Oscar duas vezes: a primeira como Ator Coadjuvante em Primavera Para Hitler e a segunda pelo roteiro de O Jovem Frankenstein. Também realizou trabalhos como diretor em O Irmão mais Esperto de Sherlock Holmes (1975), O Maior Amante do Mundo (1977) e Lua de Mel Assombrada (1986).

Pedro Ornellas Ribeiro

Apenas um cara comum que é considerado estranho por ter lido 3 edições dos Dicionários dos Cineastas e se lembrar do ano de lançamento, nomes e obras de diversos diretores quando era menor. (Ok, isso é um pouco estranho mesmo) Publicitário, mas que sempre quis trabalhar com cinema. Acredita que as pessoas não são ruins, elas só estão perdidas. Talvez por isso ainda acredite em super heróis. Acredita que o mundo não é binário. Por isso, gosta tanto da DC quanto da Marvel, assim como Star Wars e Star Trek. Ama cinema blockbuster, mas não abre mão de poder assistir um filme alternativo sempre que puder. Não gosta de café. Futebol, política e religião se discutem sim, mas sempre numa boa. Ah, filme favorito? Tubarão (1975), do Spielberg.