Especial: A Bruxa de Blair revisitada

“É certo que o atual cinema de terror, que cada vez mais usa de artifícios clichês em suas exibições, pouco traz inovações ou ineditismos que esperamos. Um exemplo é o atual número de longas do gênero found footage que despontam todo ano, mas o estilo iniciado nos anos oitenta, foi algo inédito e rendeu produções originais de extrema qualidade. Caso esse de A Bruxa de Blair, que surgira em 1999, muito antes que Atividade Paranormal popularizasse esse tipo de produção. Hoje temos um novo longa chegando aos cinemas, que em sua trama traz uma continuação da fita original inspirada pela lenda da bruxa, saibamos mais sobre o filme e a lenda.”

blairwitch

O longa, dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, foi exibido no famigerado ano de 1999, onde a tensão da entrada no 2000 mexia com o imaginário popular. Assuntos como Bug do Milênio e o Fim do Mundo eram as pautas em alta naquele momento, e é nesse contexto que desponta um dos filmes mais assustadores e ousados já concebidos “The Blair Witch Project”, chegando ao Brasil com o título “A Bruxa de Blair”. O longa estadunidense foi realizado com o curto orçamento de 50 mil dólares, e angariou a imensa quantia de aproximadamente 250 milhões; o que rendeu o título de um dos filmes mais lucrativos já produzidos. No elenco do filme temos Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard, que em seus papéis, utilizaram seus próprios nomes, para trazer mais veracidade à trama. E veracidade é a proposta principal da fita, tanto que na época do seu lançamento, muitos acreditaram se tratar de gravações reais, devido a propaganda e da maneira que o filme fora vendido. Um viral publicitário genial, em uma época que pouco se falava em virais e a internet engatinhava. Outro ponto chave, foi a maneira da qual a produção conduziu suas filmagens, os atores realmente acamparam na floresta, onde vagavam munidos de apenas um mapa e uma bússola, enquanto a equipe ficava camuflada em meio à mata, os assustando o tempo todo; o que permitiu gerar comoções reais em muitas das cenas gravadas.

A história segue os 3 personagens, todos estudantes de cinema, que partem para uma floresta no estado de Maryland com o intuito de produzirem um documentário sobre uma antiga lenda local, acerca de uma suposta bruxa. Eles desaparecem misteriosamente e após incessantes buscas, apenas o material contendo seus filmes é encontrado e montado para conceber o longa que vemos. Essa é a premissa básica para a fita, da maneira que fora vendido na época, e que utilizou de um hotsite, além do falso documentário lançado algum tempo antes; tudo para ampliar a sensação de se tratar de algo real. Claro que tudo não passou de um acertado golpe publicitário, tão lucrativo que possibilitou que os diretores se aposentassem.

abruxadeblair2

A Lenda

Expulsão da suposta bruxa Elly Kedward.
Expulsão da suposta bruxa Elly Kedward.

É complicado dizer precisamente o que é ficção e o que é realidade acerca da lenda envolvendo a bruxa. Sabemos da real existência de Burkitsville, localizada no município de Frederick no estado de Maryland. Onde supostamente teria sido acusada de bruxaria, ao atrair crianças para sua casa e retirar seu sangue para fins ritualísticos. Todo o ocorrido se passou no final do século XVIII, onde o lugar atual, era apenas um pequeno vilarejo que alguns atribuem a alcunha de Blair, embora não consegui confirmar tal dado. Quando descobriram de suas práticas, através dos relatos das crianças, a mulher fora expulsa da vila, que passava por um rigoroso inverno do qual não teria sobrevivido. Após tal evento, desaparecimentos e mortes envolvendo seus acusadores teriam marcado o local, tal qual o sumiço de outras crianças através dos séculos conseguintes. Outro evento marcante foi o caso de Rustin Parr, que durante a década de 40, teria atraído e assassinado 7 crianças na mesma floresta, fato esse que também divide opiniões na rede acerca de sua veracidade.

O Novo Longa

bruxadeblair

O novo longa traz uma continuação do primeiro filme, até então sabemos que o irmão de Heather encontra uma filmagem recente, onde sua irmã supostamente aparece viva. Logo o jovem parte para floresta junto com outros amigos, e acabam encontrando um destino próximo ao ocorrido no passado. Pelo trailer, podemos identificar cenários familiares, vistos no longa original, além do estilo found footage presente, como em seu antecessor. A sequência, anunciada em Julho desse ano na Comic-Con, estreia dia 15 de Setembro nos melhores cinemas.

Confira o trailer:

 

 

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!