[ESPECIAL] Harry Potter, Livros, Filmes e Curiosidades – Parte 6

Sejam todos bem-vindos ao penúltimo especial de Harry Potter. Vamos todos embarcar novamente no expresso de Hogwarts para sabermos um pouco mais essa série!

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince) é a sexta parte da série escrita pela autora J.K. Rowling. Publicado em 16 de julho de 2005 nos Estados Unidos e Reino Unido, o livro saiu em 26 de novembro de 2005 no Brasil, pois a tradução demorou um pouco mais para ser feita. Lembrando que o título do livro aqui no Brasil foi escolhido pela própria J.K. Rowling conforme dito pela tradutora Lia Wyler:Mandei o Príncipe Misterioso, o Príncipe Mestiço e o Enigma do Príncipe. Ela escolheu o último”. O livro foi considerado por muitos como o mais sombrio da série, junto com o sétimo e último livro, conforme dito por J.K. “os dois livros são tão relacionados que parecem duas metades de uma história“.
O desenvolvimento do jogo não ficou atrás novamente, sendo produzido pela Eletronic Arts, e lançado em 2009 para todas as plataformas da época. Baseado primariamente no filme e com detalhes secundários do livro, o jogo foi totalmente traduzido para português, se tornando um grande sucesso de vendas na época.

 

hp6_1
Capa do Jogo Harry Potter and Half-Blood Prince

Sinopse

hp6_2
Capa do livro pela edição brasileira

Estamos em pleno verão, mas há uma estranha névoa que comprime as vidraças. Harry Potter espera, inquieto, em seu quarto na casa dos tios, a visita do professor Dumbledore. Numa das últimas vezes em que viu o diretor, ele travava um duelo corpo a corpo com Lord Voldemort. Harry não entende muito bem qual será o motivo para Dumbledore aportar assim, de repente, na casa de seus tios. Por que ele não pode esperar pelo retorno a Hogwarts, dali a algumas semanas? O sexto ano de Harry em Hogwarts começa de maneira peculiar, e os mundos dos trouxas e dos bruxos, não há dúvida, parecem se entrelaçar…
J.K. Rowling apresenta as aventuras de Harry Potter em seu sexto ano com a habilidade de sempre e um ritmo de tirar o fôlego.

 

Curiosidades
Como dito acima, o sexto e o sétimo livro são uma ligação entre um e outro. É a partir daqui que começamos a entender um pouco mais sobre as Horcruxes (quer saber o que isso significa? Leia o livro não vai se arrepender…).
J.K. Rowling leu o enredo de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e mandou retirar uma fala de Dumbledore onde este revelava a Harry Potter que tinha tido uma pequena paixão por uma mulher quando era mais novo. J.K revelou que esta fala não fazia qualquer sentido porque Dumbledore sempre foi homossexual e que o único amor da sua vida foi um feiticeiro chamado Grindelwald.
Na Inglaterra, foram vendidos mais exemplares de Harry Potter e o Enigma do Príncipe em um único dia do que de O Código Da Vinci em um ano. O livro entrou para o Guinness por ser o livro vendido mais rapidamente na história. No primeiro dia de venda, ele ultrapassou a marca de mais 2 milhões (2.009.574) de exemplares vendidos só no Reino Unido.

hp6_3
Draco Malfoy

Filme
Harry Potter e o Enigma do Príncipe teve seu lançamento mundial no dia 15 de julho de 2009. O filme recebeu muita aprovação da crítica especializada e foi um sucesso de bilheteria. O longa obteve os recordes de maior faturamento em um único dia e maior estreia de todos os tempos, acumulando $394 milhões de dólares em uma semana. No total, o filme arrecadou $934 milhões de dólares, se tornando o segundo em bilheteria em seu ano.
Sendo indicado à diversas premiações e vencendo algumas, entre elas estão:
Scream Awards:

  • Melhor cena do Ano
  • Melhor Figurino

Teen Choice Awards:

  • Melhor filme de aventura do verão

Golden Flip:

  • Filme do Ano

MTV Movie Awards:

  • Melhor Vilão – Tom Felton como Draco Malfoy

National Movie Awards:

  • Melhor Filme Familiar.

Além destes, a série foi agraciada com o prêmio “Reconhecimento Especial” pelo seu sucesso nos cinemas.

 

Continuando a falar dos atores que fizeram essa história ganhar vida. Hoje, falaremos de:

Thomas Andrew Felton (Tom Felton), intérprete de Draco Malfoy, nascido em 22 de setembro de 1987 em Londres, Inglaterra. Tom começou a ser conhecido carreira de artista exatamente nos filmes de Harry Potter em 2001, atuando em todos os filmes. Entre as gravações de um filme e outro, Tom tinha tempo para seus hobbies como música, esporte e pesca. Ele é tão apaixonado por música que tem um canal no YouTube onde mostra algumas de suas músicas autorais e covers que já realizou. Além de Harry Potter, outros filmes que Tom participou foram: Planeta dos Macacos: A Origem, fazendo o papel de Dodge Landon, em Belle sendo James Ashford, e atualmente ele irá fazer parte da terceira temporada da série The Flash, interpretando Julian Dorn.

hp6_4
Tom Felton

Matthew David Lewis, intérprete de Neville Longbottom, nascido em 27 de junho de 1989 em West Yorkshire, Reino Unido. Matthew sempre foi um viciado na série Harry Potter e, após saber dos testes para o filme, resolveu tentar a sorte e conseguiu o papel. Ele foi um dos que mais participou de eventos da franquia. Em compensação depois dos filmes de Harry Potter, Matthew não se destacou novamente nas telonas e nem na televisão. Sua última aparição foi em Me Before You este ano.

hp6_5
Matthew David Lewis

Alan Sidney Patrick Rickman, intérprete de Severo Snape, nascido em 21 de fevereiro de 1946 em Londres, Inglaterra. Alan foi um ator completo, tendo trabalhado no cinema, televisão e teatro, o seu primeiro papel de relevância foi em 1982 na série The Barchester Chronicles, interpretando o Reverendo Obadiah, em 1991 ele participou do filme Robin Hood: Prince of Thieves fazendo o Xerife de Nottingham. Em toda sua vida Alan trabalhou em várias séries e filmes, mais foi com o papel de Servero Snape que se destacou de vez, onde conseguiu fazer todos os fãs ama-lo e odeia-lo tudo ao mesmo tempo. Infelizmente, em 14 de janeiro de 2016, ele veio a falecer deixando saudades em todos. Contudo, ele deixou um último trabalho para todos pudessem vê-lo (e ouví-lo) uma última vez fazendo o que mais adorava, participando do filme Alice Through the Looking Glass (Alice Através do Espelho) onde fez a voz da Lagarta Azul.

hp6_6
Alan Sidney Patrick Rickman

Assim acabamos a parte 6 da nossa série, aproveitem para deixar suas opiniões do que estão achando. E não deixe de curtir nossa Fanpage e seguir nossas redes: Instagram e Twitter.

Até mais!

O que? Não viram as outras quatro partes? Não se preocupe, é só clicar em qual você deseja ver: Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV e Parte V.

Murilo Tavares

Tenho 27 anos, nascido sem sombra de dúvidas na melhor fase do mundo geek, nos anos 90 onde muitos animes bons vieram para o Brasil e fizeram sucesso. Sou formado em Engenharia da computação e trabalho como Analista de Suporte em uma Software House. No mundo geek sou mais ligado a livros, tenho uma grande síndrome de comprar livros mesmo que eu demore para lê-los. Gosto de animes, entre eles Yu Yu Hakusho, Os Cavaleiros do Zodiaco, Shurato, Dragon Ball e Hunter x Hunter. E meu herói favorito é o "amigão da vizinhança" o Homem Aranha.