Quarry: Nova série sobre a Mafia nos anos 70

“É certo que contextos históricos importantes sempre concebem um bom plano de fundo para uma história que se saiba contar, e a grandeza de tais momentos, aliada à narrativa acertada, é uma receita forte para um produto final de qualidade, situação que podemos encontrar na nova série do canal Cinemax, confira mais em nosso parecer.”

quarry2

Quarry traz a história de um combatente do Vietnã que, ao retornar da guerra, acaba se envolvendo com a Máfia que circunda o rio Mississípi. Sim, essa também é a premissa do recente game lançado Mafia III, ambos utilizam do período pós-guerra, ao tempo que apresentam a corrupção instaurada em cidades como New Orleans e Memphis, essas marcadas pela dinâmica forte que perpassava o início da difícil década de setenta. Embora estejamos falando do mesmo contexto, as tramas em muito se diferem, Quarry ainda foi baseado em uma obra literária, escrita pelo autor norte-americano Max Allan Collins, e que pode ser adquirida, em inglês, através desse linkClaro que acompanhar a série e jogar o game é uma experiência interessante e complementar ao entretenimento do espectador, ao tempo que permite a imersão total em um período tão marcante.

Como foi dito, a série que estreou no Cinemax há algumas semanas, começa com o soldado Mac Conway (Logan Marshall-Green) que retorna do Vietnã e é investigado por um suposto massacre no país do qual lutara. Como já é sabido, a opinião pública trouxe uma visão extremamente negativa sobre a guerra, que percorreu todo o cenário político e trouxe uma péssima reputação para os líderes e até mesmo para os soldados envolvidos no evento, algo que Mac sente desde o primeiro momento que pisou em solo americano, onde fora recebido com duros protestos, até sua família parece estar indiferente e seu único apoio vem de sua esposa Joni Conway (Jodi Balfour). Pela opinião negativa geral, o combatente tem dificuldades para arranjar emprego, situação que culmina no seu adentrar para uma Máfia de assassinos de aluguel que atua no local. Acompanhamos os 5 primeiros episódios da série, que será disposta em 8 capítulos em sua primeira temporada, e temos o suficiente para render diversos elogios à produção; a começar pela ambientação fielmente retratada e que em muito remete à América dos anos 70, bairros separados pela questão racial, hippies e roupas típicas dão o tom certo para narrativa, essa sempre acompanhada da trilha sonora adequada, com as grandes canções que marcaram a época. A trama em alguns momentos chega a lembrar Breaking Bad, dada a situação e eventos dos quais o personagem protagoniza, momentos intensos e outros descontraídos equilibram bem o clima, e é fácil estar sempre apreensivo frente à tela, querendo saber dos próximos eventos que marcarão a pontual história. A qualidade técnica também impressiona pela fotografia, essa é soturna e frequentemente marcada por sequências noturnas ou de extrema violência.

quarry1

Quarry é mais um produto que desponta com qualidade e possivelmente vai compor a imensa lista de séries a serem vistas de muitos expectadores, para os gamers que já estão jogando o novo Mafia é mais que recomendado, além dos fãs de história e tramas fortes. Lembrando que a série é densa e deve ser evitada pelos mais jovens ou aqueles que se incomodam com violência, um alerta também fica acerca do ritmo da produção, que não é desenfreada e carece de atenção e paciência em seu desenrolar. Mas pela ótima qualidade técnica, plano de fundo histórico, trama acertada, elenco pontual e situações que rementem ao excelente Breaking Bad, fica nossa recomendação.

Confira o Trailer

 

 

 

 

 

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!