[Robotflix] 12 Monkeys – A Série

Após abordarmos o longa “Os 12 Macacos” no último Robtflix, chega a vez da série inspirada pelo filme, essa tem sua primeira temporada disposta em 13 episódios na Netflix e apresenta diferenças consideráveis acerca da obra original. A série do canal Syfy já teve sua segunda temporada transmitida e foi renovada para uma terceira parte, é um sucesso de audiência e um dos poucos títulos verdadeiramente conceituados que o canal apresenta em sua grade.

12-macacos

Na trama também temos o futuro pós-apocalíptico que também é palco da fita, porém grande parte da ação acontece por lá, além de termos uma explicação completa sobre como chegamos a tal ponto. O ano é 2043 e a humanidade fora dizimada por um vírus criado pelas mãos do próprio homem. O protagonista James Cole, aqui interpretado por Aaron Stanford de Nikita, é um prisioneiro no futuro, por questões das quais sabemos mais tarde, ele é recrutado por uma espécie de comunidade científica remanescente, com objetivo de retornar ao passado e mudar os fatos que levaram o mundo a extinção. Para tamanho encargo, ele recebe no passado, que é nosso presente, a ajuda da  Dr. Cassandra Raily, Amanda Schull, de Suits. Sim alguns nomes são mantidos, porém a dinâmica dos personagem difere em totalidade da fita original.

Ao contrário de Bruce Willis, o James Cole da série é um soldado ativo e lúcido, não sofrendo das mazelas mentais como o protagonista do filme, essa variação permite uma narrativa mais sucinta e sóbria, onde tudo é apresentado em prol de uma trama explicada. Essa solidez, essencial para dinâmica de um seriado, é trazida desde o piloto, onde a premissa é totalmente exposta ao espectador, um artifício bem utilizado pelos roteiristas que aproveitam desse saber inicial para modificá-lo sempre, através dos paradoxos do espaço-tempo concebidos pelas viagens temporais do protagonista. Tais elementos culminam em uma trama sólida e personagens sempre explorados de maneira positiva, é visível ao longo das duas temporadas já disponíveis, o amadurecimento de seus ideais, sejam esses em prol da missão ou de suas relações pessoais, dicotomia sempre presentes na história.

12-monkeys-american-television-series

A série também ganha mérito por sua qualidade técnica bem resolvida; os efeitos especiais, que não são o carro-chefe do canal, são positivos aqui e imprimem sempre ótimas sequências, principalmente quando falamos da ação, sempre presente nos episódios, contribuindo para um sempre agradável de ser visto. É muito fácil render elogios para o seriado, afinal temos uma copilação que é um prato cheio para os fãs da ficção científica pura, com direito à viagens no tempo, trama intrincada, ótimas sequências de ação e personagens acertados. Não deixe de conferir, para conhecer mais sobre séries e filmes, não deixe de acessar a Robotgeeks!

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!