Sounds Awesome: Awesome girls in alt-rock

Já faz um tempo que tenho ouvido algumas coisas com maior influência pop, eletrônica e com garotas no vocal. Até então eu não prestava muita atenção porquê ficava nas guitarras-baixo-bateria de sempre, ocasionalmente vocal feminino. Pois bem, parafraseando o mais novo Nobel – “The times they are a Changin’”.

Por João Motta

João Motta é viajante de espírito, geólogo e cientista por profissão. Amante de música, boa comida e paisagens. Já jogou um pouco de video- games, viu muitos filmes, mas hoje em dia está mais concentrado em outras coisas, infelizmente.”

Três bandas relativamente jovens tem prendido minha atenção, com vozes principais femininas e fazendo sons para diferentes ocasiões, desde uma animação grande até um chill-out bem legal. Não com aquela parafernália do eletrônico atual e muitas vezes o nonsense perpetrado naquele segmento. São elas o The Joy Formidable , Silversun Pickups  e Warpaint. No caso de colocar em termos de gênero musical elas se encaixam, segundo o ‘comércio’ em alt-rock, atmospheric rock, bem… Podemos encaixá-las todas no alt-rock, caso você realmente precise dar uma label.

São bandas que apareceram na cena de 2005 e ativas até hoje em dia, então não há muito material, mas aqueles que já existem são bastante interessantes.

De modo a fazer um post mais dinâmico segue a playlist com as músicas das bandas, afinal não adianta muito falar muito, mas segue o básico das bandas.

 

The Joy Formidable

awesome2

A banda mais animada entre elas, com músicas mais rápidas e alegres, diria até mais jovem. O disco mais recente ‘Hitch’, de 2016, é mais despojado. Particularmente gosto do disco ‘The big roar’, de 2013. Pré- e durante- festa, certamente.

Warpaint

awesome3

Som mais atmosférico (ou seja, distante), você vai ouvir vozes mais sossegadas e deliciosas, muito baixo e bateria, riffs de guitarra finos e bem colocados. Bastante ritmo, casa bem com festa em lugares amplos e também com final de noite. A banda é composta por quatro mulheres muito talentosas! Destaque para a faixa ‘So good’.

Confira algumas Performances

 

Silversun Pickups

awesome11

Bastante parecido com o Warpaint, mas não tão profundo. As músicas são (um pouco) mais rápidas e alegres, como ‘Nightlights’, aquela que mais me prendeu. Aliás, o disco de onde ela é, ‘Better nature’, é muito bom.

E tem mais, mais pop ainda tem a St. Vincent. Mais popular do que nunca, a Lady Gaga lançou o single Perfect Illusion com o Kevin Parker do Tame Impala. Ficou uma ótima mistura! A voz vibrante dela e a psicodelia bem camuflada do Kevin. Prestem atenção na bateria dessa música.

E se lembrem que há muito mais por aí!

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!