Resident Evil 7: Influências Cinematográficas

Com o mais novo título da franquia Resident Evil em mãos, destrinchamos grande parte do game, que além de reformular sua jogabilidade, apresenta uma história acertada e certamente imprime uma verdadeira experiência dentro do  gênero survivor horror, algo que os fãs esperaram por quase uma década. Longe de títulos como P.T e Outlast, Resident Evil 7 é um game original, que traz ineditismos dentro da mídia dos jogos digitais, concebendo algo muito próximo de uma experiência cinematográfica. Logo a Robotgeeks está incumbida de apresentar tais referências, é certo que o verdadeiro fã quer jogar o game e assistir o filme para ampliar o feeling acerca do material, então trouxemos alguns longas cults do gênero terror que claramente serviram de inspiração para o jogo. Não gosta do cinema cult e não tem paciência para clássicos antigos? Tudo bem, os longas apresentados aqui possuem refilmagens ou continuações atuais que também farei menção. Partindo dessa premissa está na hora de começar.

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre)

O Massacre da Serra Elétrica é um título de 1974 considerado uma verdadeira pérola do cinema trash e um dos precursores do hixploitation, gênero que apresenta uma série de arquétipos e esteriótipos deturpados acerca da população rural dos Estados Unidos, principalmente de regiões sulistas, algo que claramente podemos ver em Resident Evil 7, levando em consideração que o título se passa na Luisiana e as semelhanças não param por aí. No filme temos uma família absurdamente perturbada e que dentro de suas práticas terríveis, estão incluídos o assassinato e o canibalismo. A fita também inaugura o gênero slasher, que basicamente traz objetos de trabalho sendo utilizados como armas, na trama em questão o objeto é uma serra elétrica manipulada pelo filho da família, sem dúvidas o membro mais insano. Por sua aparência deformada, o rapaz utiliza a pele do rosto de suas vítimas para fazer máscaras faciais do qual utiliza em prol de esconder seu rosto medonho. O longa ainda foi banido em diversos países, devido as violentas sequências que também contribuem para o título de uma das fitas mais assustadoras já produzidas. O longa ganhou algumas continuações que nem de longe alcançam o original e também um remake homônimo de 2003, outras sequências “modernas” incluem uma história de origem em 2006, intitulado O Massacre da Serra Elétrica: O Início e ainda O Massacre da Serra Elétrica 3D – A Lenda Continua de 2013. Lembrando que nossa recomendação fica para a fita original de 74, que certamente trará maiores semelhanças com o game. Além das locações parecidas, vale citar a cena do grotesco jantar, que claramente serviu de inspiração para Resident Evil compor uma semelhante, confira na imagem.

 

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead)

Sam Raimi concebeu um dos títulos mais cults e famigerados que se tem conhecimento, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio. Lançado em 1981, a fita traz em sua trama cinco amigos que vão para uma cabana na floresta, lá os jovens encontram um livro amaldiçoado e através de sua leitura abrem um portal liberando demônios capazes de possuir corpos, uma das possuídas é a irmã do nosso protagonista Ash (Bruce Campbell), logo ele deve lidar com a transformação eminente de sua própria irmã, que apresenta uma força descomunal e uma loucura demoníaca, algo que lembra muito a relação entre Ethan e Mia vista no game. O filme ganhou algumas continuações, novamente vale dizer que não superam o primeiro volume, um remake também foi produzido em 2013, intitulado A Morte do Demônio, o título não faz feio e também fica em nossa lista de recomendações.

 

A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project)

Já abordado em um post de minha autoria que você encontra aqui, a similaridade entre o filme e o game fica por conta das fitas VHS que você encontra no jogo. A Bruxa de Blair popularizou o gênero found footage, que hoje é incessantemente utilizado nos filmes de terror. A produção de 1999 trouxe o artifício dentro do ineditismo, resultando em um grande acerto. O clima do longa é similar ao que podemos ver na atmosfera do game, logo na primeira VHS encontrada no jogo, nossa visão se torna a câmera de um cinegrafista em uma sequência digna das vistas no filme em questão, com sumiços inexplicáveis e todo o resto como manda o figurino. O longa ganhou uma continuação no ano passado e você pode encontrar a crítica aqui em nosso site através desse link.
Vale dizer que a sequência final do primeiro filme possui uma cena que claramente inspirou a primeira VHS que encontramos no jogo, sendo a tomada em questão extremamente parecida, confira na imagem.

 

Horror em Amityville (The Amityville Horror)

Horror em Amityville é um longa de 1979, em sua trama temos a casa mais assombrada da história do cinema, rendendo uma franquia de inúmeros filmes e que ainda deve ganhar uma continuação esse ano. Inspirado em fatos reais, em 1974 a casa serviu como palco para o assassinato de toda uma família pelas mãos do filho mais velho, rendendo fama de assombrado ao lugar. Apenas um ano após o trágico evento, a família Lutz compra a casa, e logo após se mudarem, percebem que o local carrega consigo presenças demoníacas que os assolam das mais terríveis maneiras. Enxames de moscas, pontos extremamente frios, móveis que se movem por conta própria, aparições demoníacas foram algumas das atividades paranormais relatadas pelos Lutz que deixaram a casa 28 dias após a mudança, abandonando todos os seus pertences. Apesar das poucas similaridades, a casa vista em Resident Evil 7 parece ter vida própria e sustenta um clima de terror mais que pesado, tal como encontramos no longa, por isso é justo que o filme faça parte dessa relação.Vale lembrar que das muitas continuações que o filme recebeu, o original é aquele que recomendamos, junto com o remake de 2005 Horror Em Amityville.

Encerramos nossa relação com mais algumas menções honrosas, Quadrilha de Sádicos (1977), que ganhou um remake intitulado Viagem Maldita (2006). Pânico na Floresta (2006) e por último A Casa dos 1000 Corpos (2003).

Renan Gonçalves

Geek assumido. Historiador, assíduo leitor, consumidor de cultura pop (o pop não poupa ninguém). Apaixonado por dinossauros e filmes desde que vi Jurassic Park no cinema! O filme que me desvirginou em 93. Fã de carteirinha de James Bond, desde que vi ele saindo com várias mulheres em todos os filmes, mas ele não me desvirginou (Eu acho). Apelido NAN ou Gaúcho, pois uso nó maragato e até de ginete algumas vezes!