Aos 77 anos, morre o ator John Hurt, de V de Vingança, Harry Potter e Alien

O ator britânico John Hurt faleceu na última sexta-feira (27) aos 77 anos, após uma longa luta contra um câncer de pâncreas, diagnosticado em 2015. Hurt era reconhecido mundialmente por papéis em filmes como Alien – O Oitavo Passageiro (1979), onde interpreta o primeiro hospedeiro do xenomorfo, V de Vingança (2006), interpretando o chanceler Adam Sutler e Harry Potter (2001 – 2011), dando vida ao Sr. Olivaras.

Ao longo de mais de 60 anos dedicados aos palcos e sets de filmagem, Hurt também acumulou duas indicações ao Oscar, como Melhor Ator pela interpretação do protagonista de O Homem Elefante em 1980 e como Melhor Ator Coadjuvante por O Expresso da Meia-Noite, de 1978. Outras participações também incluem a adaptação cinematográfica de 1984, Hellboy (2004), Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008), O Expresso do Amanhã (2014), a série televisiva Doctor Who (2013) e mais recentemente em Jackie (2016), que estreia nos cinemas brasileiros em 2 de fevereiro.

Em 2014, também foi nomeado como Cavaleiro do Império Britânico, por seus anos de serviços prestados às artes dramáticas.

Pedro Ornellas Ribeiro

Apenas um cara comum que é considerado estranho por ter lido 3 edições dos Dicionários dos Cineastas e se lembrar do ano de lançamento, nomes e obras de diversos diretores quando era menor. (Ok, isso é um pouco estranho mesmo) Publicitário, mas que sempre quis trabalhar com cinema. Acredita que as pessoas não são ruins, elas só estão perdidas. Talvez por isso ainda acredite em super heróis. Acredita que o mundo não é binário. Por isso, gosta tanto da DC quanto da Marvel, assim como Star Wars e Star Trek. Ama cinema blockbuster, mas não abre mão de poder assistir um filme alternativo sempre que puder. Não gosta de café. Futebol, política e religião se discutem sim, mas sempre numa boa. Ah, filme favorito? Tubarão (1975), do Spielberg.