[Robotflix] Platoon

A década de 1980 foi uma grandes época do chamado novo cinema americano. Considerado como uma espécie de renascença criativa, a época foi responsável por revelar e consolidar grandes nomes, como Steven Spielberg, Brian de Palma, John Carpenter e, em especial, Oliver Stone. Os contextos políticos de seus filmes surgiram como um ar fresco de novidade para um período focado em um cinema de entretenimento de grande escala, trazendo cada vez mais um ideal de realismo. Foi justamente quando surgiu o filme que alguns consideram sua obra-prima: Platoon. Então, continue acompanhando mais esse Robotflix e conheça mais sobre um dos filmes de guerra mais importantes dos últimos 30 anos!

 

Contando a história de Chris Taylor (Charlie Sheen), um jovem americano que se voluntaria para se alistar no exército de seu país na Guerra do Vietnã, que acontecia fervorosamente durante as décadas de 1960 e 1970. Ao chegar no campo de batalha, Taylor conhece pessoas como os sargentos Barnes (Tom Berenger) e Elias (Willem Dafoe), que mostram que a guerra é algo mais profundo e complexo do que ele imaginava se tratar. Lançado em 1986, Platoon se tornou um hit internacional ao trazer uma história que não glorificava o papel norte-americano na guerra, mas revelava os horrores que um conflito como esse pode provocar na vida e na mente de todos os envolvidos.

A intenção de Stone era criar um confronto tão assustador e perigoso quanto a selva em que os protagonistas estão inseridos durante o decorrer do filme, revelando aos poucos que acontecimentos como esses não reservam medalhas e honrarias para os grandes heróis, mas sim o sofrimento e a desilusão com os ideais que perpetuaram na bandeira norte-americana algum dia. Ao desenvolver seus personagens de maneira humana e reconhecível, Stone nos entrega um interessante estudo sobre a natureza humana e por quem realmente estamos lutando em situações como essa: o país no qual estamos representados ou por nossa capacidade sádica pela autodestruição?

Caso esteja procurando por uma dica para começar seu final de semana no sofá com o pé direito, nada melhor do que já começar com um dos grandes clássicos do cinema de guerra. Platoon está esperando por você no Netflix! Um bom filme e até a próxima semana!

Pedro Ornellas Ribeiro

Apenas um cara comum que é considerado estranho por ter lido 3 edições dos Dicionários dos Cineastas e se lembrar do ano de lançamento, nomes e obras de diversos diretores quando era menor. (Ok, isso é um pouco estranho mesmo) Publicitário, mas que sempre quis trabalhar com cinema. Acredita que as pessoas não são ruins, elas só estão perdidas. Talvez por isso ainda acredite em super heróis. Acredita que o mundo não é binário. Por isso, gosta tanto da DC quanto da Marvel, assim como Star Wars e Star Trek. Ama cinema blockbuster, mas não abre mão de poder assistir um filme alternativo sempre que puder. Não gosta de café. Futebol, política e religião se discutem sim, mas sempre numa boa. Ah, filme favorito? Tubarão (1975), do Spielberg.