Hadara: Se não Jogou, Você Está Atrasado em sua Civilização – Impressões

Hadara é um jogo de civilização em que você começa com recursos mínimos para guiar o seu crescimento, aumentando a cultura, poder militar, produção de alimento e rendimento financeiro.

É um jogo de 2 a 5 jogadores, do criador Benjamin Schwer e foi lançado lá fora pela Z-Man Games, com mecânicas de colecionar componentes, ação simultânea e seleção de cartas. No Brasil, o jogo foi trazido pela Devir.

Uma partida de Hadara, se passa em 3 eras, que são divididas em 2 fases. Em cada era, existem cartas de 5 cores diferentes (vermelhas: Militar, amarelas: Dinheiro, azuis: Cultura, verdes: Agricultura, roxas: Especiais), cada jogador com sua civilização (sinalizada por uma criatura no canto superior direito do tabuleiro particular) pega duas cartas da era atual  de acordo com a região onde o  dente da engrenagem com o desenho da sua civilização se encontra no tabuleiro central e escolhe entre: jogar a carta em sua área de jogo, pagando o custo, ou vender a carta e ganhar a quantidade de moedas mostrada na carta. A carta que não foi escolhida é descartada com a face para cima no tabuleiro, no espaço específico para a cor dela. Uma observação: essa ação ocorre simultaneamente para todos os jogadores.

Ficou meio complicado explicar tantas coisas em um parágrafo, certo? Fica tranquilo, tem uma imagem aqui embaixo que mostra exatamente o que falei, afinal, “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Cada carta, na parte de cima dela, tem os recursos que você ganha e aumenta a sua pontuação nas trilhas presentes nos tabuleiros particulares, que ajudam em benefícios que explicarei já já.

Feito isso, essa engrenagem gira “uma casa”, de forma que os jogadores pegam duas cartas da próxima cor onde o dente da engrenagem aponta e repete a mesma ação, que é repetida até que todos tenham pego todas as cartas do tabuleiro, caracterizando o fim da primeira fase da era.

Após a fase de compras das cartas, começando pelo primeiro jogador, os jogadores verificam seus tabuleiros particulares para as seguintes ações:

  • Receber renda igual ao número onde está o indicador amarelo;
  • Ocupar uma região, saqueando ou anexando em sua área de jogo de acordo com onde estiver o indicador vermelho em seu tabuleiro de jogador;
  • Esculpir bustos de acordo com o número onde estiver o indicador azul, lembrando que só poder ser esculpido 1 busto por vez e que podem conceder pontos de formas diferentes.

Feito isso, esse é o fim da primeira fase de uma era. A segunda fase da era consiste em praticamente a mesma coisa, com apenas 3 diferenças:

  • Ao invés de rodar a engrenagem, de acordo com o primeiro jogador, ele pega uma das cartas que foram descartadas na primeira fase e escolhe entre pagar o custo e jogá-la em sua área de jogo ou descartá-la de vez da partida;
  • No final dessa fase de cartas, é feito novamente a parte de renda, ocupação, esculpir bustos e dessa vez também é verificado onde se encontra  o indicador da trilha verde, o que deixa qualquer fã de Agrícola, Caverna, Le Havre super feliz: quem não tem comida o suficiente para alimentar os seus trabalhadores (cartas que você jogou em sua área de jogo), deve descartar até que fique com a quantidade igual, ex: tenho 8 de agricultura e 9 trabalhadores, precisarei descartar 1 trabalhador);
  • Nessa parte também é possível adquirir selos prateados ou dourados, que irão conceder maior pontuação no final do jogo.

Tudo isso que eu expliquei acima irá se repetir da mesma forma nas 3 eras do jogo e no fim quem tiver a maior pontuação vence. Em caso de empate, quem tiver mais moedas, vence. Se mesmo assim houver empate, os empatados vencem.

Hadara foi um jogo que ganhei, porém,eu teria comprado de qualquer forma! Ele correspondeu com a hype que eu estava: jogo super divertido, mesmo  que iniciantes no hobby possam ter uma certa dificuldade no começo, mas no final de uma era conseguem entender a mecânica e no final da partida vai ter um entendimento melhor de pontuação e de como melhorar para futuras partidas. Com toda certeza foi um jogo que entrou em minha coleção e não sairá dela.

Se curtiu, não se esqueça de seguir a gente aqui na ludopedia, no instagram e no youtube. Toda semana, nas quartas-feiras, live sobre algum tema bacana ou RPG. Vllwwww eeee fallooowwwwwwwwwww…

Prós:

  • Ótimo insert que acomoda muito bem as cartas e componentes;
  • Cartas e tabuleiros de altíssima qualidade;
  • Não tem dependência de idioma.

Contras:

  • No momento em que os jogadores pegam as 2 cartas na primeira fase da era, pode acontecer muito de o jogador descartar a carta no lugar errado, o que pode comprometer a segunda fase da era;
  • A explicação do jogo é mais complicada do que o jogo si, o que às vezes pode causar uma estranheza para jogadores iniciantes;
  • Não tem tanta interação entre os jogadores.

Texto: solidthales

Revisão: dfmcosta