Lhama é um jogo em que os jogadores deverão jogar todas as cartas da mão.
Um jogo para 2 a 6 jogadores, criado pelo gênio Reiner Knizia. Trazido para o Brasil pela Editora Papergames. Possui mecânicas de Gestão de Mão e Force sua Sorte.
Em Lhama os jogadores a cada rodada receberão seis cartas e deverão na sua vez realizar uma das três possíveis ações (baixar uma carta, comprar uma carta ou desistir da rodada).
Ao jogar uma carta o jogador deve respeitar a sequência, baixando uma carta do valor atual ou uma acima. Se não puder baixar a carta deverá comprar uma do monte ou desistir da rodada.
A genialidade do jogo está em como gerenciar sua mão de cartas (avançando a sequência ou tentando retardar) ou forçar sua sorte comprando mais cartas. Ao encerrar a rodada (quando um jogador baixar sua última carta), as cartas restantes serão pontuadas de forma negativa (através de fichas). E o jogador que baixou a última carta poderá eliminar uma ficha independente da cor. Visto que o jogo tem fichas pretas que valem 10 pontos e brancas que valem 01 ponto.
Se não bastasse tudo isso, ainda tem a carta da Lhama que durante o jogo tem a função de ser jogada após o seis e antes do um para iniciar uma nova sequência, porém se algum jogador terminar a rodada com ela na mão, o jogador terá uma penalidade ainda maior.
Dito isso, Lhama é um excelente jogo com mecânicas simples, fácil de explicar e divertido, recomendado para toda a família.
Apesar da caixa dizer 14 anos, em minhas experiências joguei com crianças desde 4 anos até 80 anos sem problemas.
Prós:
- Divertido;
- Vontade de jogar várias e várias vezes;
- Estratégico.
Contras:
- Nenhum.
Texto: brunogodwolf
Revisão: dfmcosta