[RobotMagic] Magic The Gathering: A história do Mill

Olá pessoal, eu sou o Lucas, conhecido como Juca, e hoje irei falar sobre uma coisa muito conhecida dentre os jogadores de Magic: The Gathering… o Mill.

Comumente conhecido no Brasil como “millar” é o ato de acabar com o baralho resultando na derrota do dono do baralho, podendo ser você ou seu oponente.

Mas como isso tudo começou?

Essa mecânica se originou no Magic mas hoje todo jogo de carta onde existe a regra:, se o baralho acabar, resulta em algum jogador perder o jogo, existem cartas que ajudam com essa função. No Magic, quando um jogador tenta dar um draw (pegar uma carta do topo do baralho) e não existir carta no baralho, ele automaticamente perde o jogo.

Ok… mas todo mundo que joga o jogo sabe disso… mas agora e sobre sua origem?

Bom, tudo começou com a primeira carta chamada “Millstone”, ou em português, “Mó”.

A mecânica ficou tão popular, que mesmo com poucos recursos as pessoas sempre tentaram montar seus baralhos de mill. Aos poucos a Wizards produziu cada vez mais cartas que ajudam com essa mecânica, cartas neste estilo:

Mas ainda sim eram bem lentas para funcionar o baralho… já que no Magic um baralho possuía 60 cartas, mesmo com as cartas iniciais e as draws de todo turno do seu oponente era algo não tão viável.

O Magic ao longo dos anos aumentou as formas de fazer o mill, tendo a opção de:

> A própria ação de mill onde você remove o topo do baralho do oponente e joga direto no cemitério.

> Fazer com que seu oponente compre cartas até zerar o baralho.

> E, a que seria mais recente, é você se millar… mas porque seria benéfico isso? Bom existem cartas que beneficiam quando o baralho acaba , fazendo com que, o jogador ganhe o jogo caso fosse dar draw e não tivesse mais cartas, ao invés de perder.


Aos poucos os jogadores foram alterando as formas de millar, até que começaram a incorporar os famosos combos a essa mecânica.

Os jogadores perceberam que era mais fácil fazer algum combo com 3 cartas para fazer seu oponente comprar o baralho todo, ao invés de trabalhar com várias cartas para produzir esse efeito demorado, um exemplo seria:

Consulta Demoníaca faz com que você nomeie um card, exile (tira de jogo) as 6 cartas do topo do seu baralho, em seguida comece a revelar os cards do topo até revelar uma carta com o nome que você nomeou, após isso todas as cartas que você passou revelando que não tem o nome também são exiladas.

Mas aí, os jogadores pensaram em como usar de uma forma diferente… e se eu nomear uma carta que não existe em meu baralho? Vou simplesmente limpar todas as cartas dele, partindo daí você só precisa ter o maníaco em sua mão, usar Consulta Demoníaca, fazer isso, limpar seu baralho, colocar na mesa o maníaco e… tentar comprar uma carta, pode ser de qualquer forma… isso lhe dará a vitória.

Ou simplesmente usar essa carta no lugar da mágica preta:

Com essa não precisa nem pensar como jogar, é bem engraçado.

Hoje o mundo do Magic possui várias estratégias para se ganhar o jogo, formas alternativas. 

O que começou com o Mill, a primeira forma alternativa para o clássico tirar a vida do oponente até ele ficar com 0, hoje evoluiu para diversas formas… Mas isso é assunto para um futuro texto para vocês.

Obrigado por lerem até o final!  Até uma próxima… Abraço do Juca.