E se você tivesse a oportunidade de apoiar o trabalho de um dos maiores compositores de todos os tempos?
Em Lacrimosa você assumirá o papel de um antigo mecenas de Mozart e, a pedido de sua viúva, viajará pela Alemanha aplicando recursos e esforços para completar a última obra do compositor.
Desenvolvido por Gerard Ascensi e Ferran Renalias, o jogo se passa em cinco eras, durante as quais você deve evoluir seu baralho, que será usado para realizar ações ou gerar recursos e finanças.
É um jogo para até 4 jogadores. Cada jogador terá uma mão limitada de cartas, que contém basicamente as ações de: viajar, comprar cartas de memórias, comprar cartas de trabalhos (Opus), vender ou apresentar um Opus e financiar um compositor para completar uma parte do Réquiem.
Através da ação de viagem é possível adquirir recursos ou peças de Corte Real (que geram bonificação no fim do jogo), ou realizar ações extras, dependendo das fichas de cidade que forem reveladas na trilha de viagem.
Ao comprar cartas de memórias você melhora seu baralho, pois a cada era são disponibilizadas cartas mais potentes, que permitem realizar várias ações numa única jogada. A cada memória comprada você deve escolher uma carta da sua mão para descartar, mantendo sempre nove cartas no seu baralho de jogador.
As cartas de Opus, ou trabalhos, dão pontos de vitória, imediatamente, no momento da compra e servem também para cumprir pré requisitos das cartas de Corte Real, gerando pontos extras no final do jogo.
É possível apresentar um Opus para receber “ducados”, a moeda do jogo, ou vendê-lo, para melhorar seu nível de finanças e ganhar pontos de vitória imediatos.
Na ação de Réquiem você escolhe um compositor para financiar, recolhe a ficha de benefício (ficha do compositor) referente ao escolhido e completa uma parte da composição do Réquiem.
Os recursos usados no jogo são os ducados e pontos de narrativa (talento, viagem e composição), que servem, respectivamente:
– Ducados: usados para pagar as viagens
– Pontos talento: para compra de cartas de memórias
– Pontos de viagem: exigidos para poder realizar a ação de viajar
– Pontos de composição: para comprar as fichas de benefício dos compositores
Os pontos de vitórias conquistados durante a rodada são marcados imediatamente e, no final de cada era, existe também o bônus da rodada. Ao final da quinta era, após o bônus da rodada, é verificado se foram cumpridos os pré requisitos das fichas de Corte Real e contabilizados os pontos extras dados por elas. Vence quem tiver mais pontos de vitória. Lembrando que você não pode usar o mesmo item para pontuar em duas fichas de Corte Real diferentes.
O jogo é um deslumbre para os olhos, repleto de detalhes como marcas d’água nas cartas que se encaixam perfeitamente com as marcas no tabuleiro. Rodou muito bem para 3 e 4 jogadores, com idades entre 30 e 73 anos (sim, colocamos meu pai para jogar, e ele se saiu muito bem). A média de tempo das partidas foi de duas horas. Existe também uma variável para jogo solo, porém não testamos.
Vencedor do prêmio Ludopedia 2022 Expert – Júri, Lacrimosa é um jogo bastante estratégico devido a limitação da mão e da quantidade de ações por era. Cada experiência foi única, pois devido a variedade de cartas disponibilizadas para compra em cada rodada, não é possível seguir uma estratégia única para vencer em todas as partidas.
No Brasil, o jogo foi trazido pela Devir.
Pontos positivos:
- Componentes lindos;
- Alta rejogabilidade;
- É possível montar muitos combos devido a melhoria do baralho e utilização dos benefícios das fichas de compositores.
Pontos negativos:
- Iconografia não é intuitiva;
- Setup é um pouco demorado devido a quantidade de componentes.
Texto: eduardatatsu
Revisão: dfmcosta