Smartphone Inc. – Impressões

Um jogo de 1 a 5 jogadores, de Ivan Lashin, em que cada jogador é uma empresa multinacional de smartphone e vai disputar pelo domínio das vendas no mercado global.

As partidas são distribuídas em 5 rodadas e cada rodada é dividida em 8 fases bem definidas:

Planejamento: Cada jogador usa seus 2 tabuleiros para definir quais símbolos serão ativados na rodada. Cada símbolo é usado em uma fase diferente. A regra para montar seu tabuleiro de planejamento é simples: você deve cobrir de 1 a 4 espaços (com ou sem símbolos) de um dos seus tabuleiros principais usando o outro tabuleiro principal. Além disso, você também pode usar os aprimoramentos para cobrir 2 espaços com o que estiver visível no aprimoramento. Tudo isso é feito em segredo para que nenhuma “empresa” saiba o que a outra está planejando. 

Essa fase é onde fica a maior parte do tempo gasto no jogo e também é o coração da rodada, toda estratégia é feita aqui! Para quem curte este tipo de mecânica, a satisfação é muito boa!

Definição do preço de mercado: Para cada símbolo vermelho +$ o valor do seu produto aumenta uma unidade e para cada vermelho -$ diminui, sendo que em cada rodada se inicia em 5 e nesta fase pode variar de 2 a 8. Mas não é apenas isso que é definido aqui, o valor do produto é importante para definir a ordem de turno nas fases seguintes. A empresa cujo produto tenha o menor valor terá prioridade e em caso de empate, quem possuir menos pontos tem prioridade, se ainda houver empate, define-se pela marcação da ordem inicial do jogo, impressa no tabuleiro de pontuação.

Grande parte da estratégia da sua rodada está aqui, a ordem de turno é super importante para você conseguir realizar suas vendas, expandir para outros países e ser o primeiro a descobrir novas tecnologias. 

Produção: Nesta fase serão produzidos os itens que serão vendidos na fase de vendas, planeje bem o tamanho da produção, pois qualquer produto não vendido será desperdiçado. Para cada símbolo preto com uma caixa visível no seu tabuleiro, para cada espaço coberto pelos seus tabuleiros principais e para cada aprimoramento não utilizado, produza uma unidade, ou seja, pegue um cubo na sua reserva e coloque-o na área de produção. Além disso, observe se possui alguma tecnologia que permita produzir extras.

Não tem muito o que pensar aqui, é só executar o que foi planejado no início da rodada.

Aprimoramento de Produção: Aqui as empresas terão a oportunidade de adquirir aprimoramentos para utilizar na fase de planejamento. Em cada aprimoramento existem símbolos que são somados para definir o que será feito em cada uma das fases da rodada. Os jogadores que optarem por não realizar aprimoramentos, ou seja, não possuírem o símbolo amarelo, específico desta fase, visível em seu tabuleiro, deverão pegar um tile que vai garantir mais uma unidade na produção das rodadas seguintes.

Ter uma estratégia definida é extremamente importante, para não pegar um tile inútil. De qualquer forma, a ordem do turno é que vai indicar quem escolhe primeiro, então, pode ser que não sobre um tile bom pra você.

Melhorias tecnológicas: São empresas de smartphones, então faz todo sentido existir uma fase para que seja possível melhorar os produtos que cada empresa comercializa. Para cada símbolo lilás (engrenagem) visível as empresas recebem tokens de melhoria para distribuir entre as tecnologias disponíveis que ainda não tenham desenvolvido. Cada tecnologia oferece um benefício diferente e a empresa que for a pioneira em uma determinada tecnologia, paga mais por ela, será a detentora da patente daquela tecnologia e receberá um bônus de pontuação no final do jogo.

Olhar as tecnologias disponíveis no início do jogo é imprescindível para que consiga definir quais tecnologias serão prioritárias. Depois de algumas partidas, as tecnologias ficam um pouco repetitivas, mesmo sendo 12 diferentes! Além disso, existem algumas que são obrigatórias, ou seja, se você não for nelas logo, vai ficar em desvantagem, por exemplo: tem uma tecnologia que reduz o custo das tecnologias em 1.

Logística: Neste momento as empresas buscarão a expansão no mercado mundial, tentando abrir escritórios pelo mundo todo, criando oportunidades de venda em diversos lugares. Para cada símbolo azul (caminhão) a empresa recebe um token de melhoria para distribuir da forma que achar melhor entre as regiões conectadas às regiões que já possuam um escritório seu. Cada região possui uma quantidade limitada de espaços para escritórios, portanto planeje com cuidado, pois pode ser que não tenha espaço para sua empresa expandir na rodada seguinte. Cada empresa só pode ter um escritório em cada região, contudo existe uma tecnologia que permite ter até 2. Dependendo da quantidade de jogadores, algumas regiões não terão espaço para venda de produtos, neste caso, as empresas abrem escritório apenas para garantir uma pontuação extra no final do jogo e um bônus imediato.

Outro ponto importantíssimo da estratégia: onde vender seus produtos e para quais consumidores. Apesar de você não poder escolher livremente os consumidores, você pode decidir não vender para todos de um determinado mercado, considerando que poderá vender em algum mercado que seus oponentes tenham presença, e com isso bloquear a venda deles. Essa etapa também é importante para a pontuação final da rodada!

Vendas: Finalmente, cada empresa vai vender (ou tentar vender) seu produto nos mercados que possuir um escritório. Quem vende primeiro (a empresa com menor preço) automaticamente tira a venda das outras empresas para o mesmo mercado e consumidor. Em cada região existem compradores dispostos a pagar um valor máximo por produto, portanto, só é possível vender para os consumidores que estejam dispostos a pagar um valor maior ou igual ao valor do seu produto, por exemplo: seu produto vale 5 e na região existem consumidores dispostos a pagar no máximo 3, 4, 5, 6 e 7, neste caso, a empresa venderia apenas para os consumidores 5, 6 e 7. Existem também os consumidores que pagam qualquer valor, desde que o produto possua uma tecnologia específica, neste caso, a empresa precisa ter desenvolvido a tecnologia para realizar a venda. Depois que cada empresa tiver feito suas vendas, a fase se encerra.

Nesta fase ocorre a execução final de toda estratégia traçada no começo da rodada, se tudo tiver dado certo, você conseguirá vender todos os produtos e ainda bloquear a venda de alguns concorrentes, MAS pode ser que você esteja do outro lado e perca vendas para outros concorrentes e/ou tenha que descartar alguns produtos. Aqui também vai uma boa parte do tempo da partida, principalmente se estiver mais pro final da partida ou se já houver alguma empresa em grande vantagem, pois a tendência é que as outras empresas dominem o mercado para bloquear as vendas dos concorrentes em maior vantagem.

Pontuação: Nesta fase cada empresa soma pontos pelas vendas dos produtos, quantidade x preço, e pela dominação do mercado em cada região, ou seja, a empresa que vende mais em cada mercado recebe uma pontuação extra, definida pela posição do escritório mais à direita em cada região, independente de quem seja o escritório. Algumas regiões pontuam também o segundo lugar das vendas.

Apenas na última rodada, soma-se também a pontuação das tecnologias e dos mercados especiais, de revendedores, onde as empresas não podem comercializar diretamente seus produtos, mas possuem escritórios.

Resumindo, é assim que funciona uma partida de Smartphone Inc., um jogaço que ainda não vi nenhuma editora abraçar! Uma pena, pois é um jogo muito divertido, com regras bem simples e com bastante estratégia. Os componentes são muito bonitos, o tabuleiro possui 2 níveis, os tokens são do mesmo material usado para fazer dados (acho que é algum tipo de resina). Não possui dependência nenhuma de idioma, exceto, obviamente, para leitura do manual e ainda possui um modo solo com Automa (mas não testei isso ainda). Já joguei algumas partidas deste e pretendo mantê-lo na coleção por muito tempo ainda.

Prós:

  • Simplicidade: o jogo possui regras muito simples e fases muito bem definidas, isso facilita demais na hora de explicar seja para jogadores experientes ou não;
  • Componentes: para mim é um capítulo à parte, todos os componentes são muito bonitos, o acabamento do tabuleiro é excepcional. Cada jogador possui uma caixinha com todos os componentes necessários para ele jogar. Não economizaram na produção!

Contras:

  • Primeira Partida: uma coisa que pode incomodar bastante é que na primeira vez que for jogar, acaba-se fazendo algumas cagadas devido à falta de familiaridade com o jogo, então grandes chances de produzirmos mais do que pretendemos vender, de colocarmos preços muito altos e não conseguirmos vender nada, colocar símbolos que não vamos usar ou até não ser suficientes para o que queremos fazer. Isso já me deixou chateado em algumas partidas, mas não é um problema do jogo, é falta de habilidade do jogador… kkkk;
  • Poucas Tecnologias e Tecnologias muito fortes: Infelizmente o jogo base tem poucas opções de tecnologias, são 12 no total e são 6 em cada partida, sendo que cada peça só pode ocupar 1 espaço específico, ou seja, cada espaço só tem duas possibilidades de tecnologia. Fora isso tem a questão de algumas tecnologias serem muito fortes, pois afetam o desenrolar do resto do jogo e se algum jogador não pegar logo no começo, terá grandes chances de ficar em desvantagem durante toda a partida. Existe uma expansão que adiciona mais tecnologias, se possível, sugiro pegar! (Eu estou procurando pra mim!)

Texto: dfmcosta

Revisão: solidthales