Segundo dia do Diversão Offline 2023, meio da tarde. Muitas mesas já com filas de espera… estávamos tentando sentar à mesa de Terracotta Army mas sem sucesso. Eis que após alguns minutos de espera surge a oportunidade de jogar Northgard no estande da Across The Board em uma mesa ao lado do Terracotta Army.
Confesso que não estava no meu radar conhecer o jogo, mas, já que estávamos ali e a oportunidade apareceu, aceitamos!
Northgard: Terras Esquecidas, jogo de 2 a 5 jogadores, do designer Adrian Dinu, tem a proposta de ser um jogo 4X, com as mecânicas de construção de baralhos, controle e influência de área como carro chefe.
Um 4X simples? Tem como isso ser bom? Sim, meus amigos. Tem sim!
Fui surpreendido positivamente pelo jogo, que já manda o cartão de visitas com a sua produção de altíssima qualidade – belas miniaturas, ladrilhos de mapa com um corte que os mantém conectados em eventuais esbarrões, cores sóbrias e uma arte nas cartas muito interessante.
O jogo flui com uma dinâmica incrível, onde cada jogador deve escolher uma de suas 4 cartas da mão para executar uma ação entre: construir, recrutar, explorar e mover.
Na medida em que o jogo avança, ao passar de ano, você compra novas cartas para o seu deck, que funcionam como melhoramentos tecnológicos, e suas ações passam a ficar mais fortes.
Ele traz um verdadeiro convite à interação entre os jogadores, com um sistema de combate dinâmico e simples, onde cada jogador participante pode adicionar alimentos até o limite da sua quantidade de tropas, somando isso a sua força de ataque. São rolados os dados (um para cada jogador envolvido) e quem tiver a maior força no ataque no final, vence. Simples assim!
É um jogo que quanto mais gente na mesa melhor, visto que seu foco é no controle e influência de área, mas o jogo apresenta uma variante com monstros que ocupam os espaços e trazem caos à partida, tornando possível que partidas entre 2 e 3 jogadores sejam igualmente divertidas.
Mesmo jogando apenas uma parte do jogo (já que no Diversão Offline todas as partidas são reduzidas para que mais pessoas possam conhecer os jogos) eu me diverti e me encantei o bastante com o jogo para garantir uma cópia lá mesmo.
Embora eu seja fã dos jogos 4X para heavy gamers, Northgard: Terras Desconhecidas é uma excelente pedida para jogatinas mais despretensiosas e para um público mais abrangente, exigindo menos conhecimento de regras e exceções.
Parabéns a Across The Board por trazer um jogo tão bacana para o mercado, num valor acessível e que vai nos proporcionar muita diversão!
Prós:
- Componentes belíssimos que são um convite à mesa;
- Partida fluida, com regras simples e com muita interação;
- Uma porta de entrada para os jogos 4X;
- Alta rejogabilidade.
Contras:
- Pode ser simples para quem espera um 4X como um Eclipse ou Clash of Cultures;
- Tem bastante interação e pode não ser o seu perfil;
- Tempo de partida pode ser longo, de acordo com a quantidade de jogadores;
- Partidas em 2 jogadores podem ficar soltas sem o uso da variante dos monstros.
Texto: guschafer (apoio Meeple Flavor)
Revisão: solidthales