“Andou no palácio, cuidado que o Jabba vai te pegar!” – Impressões

Depois de algum tempo longe dos textos, o RobotGeeks está de volta, tentando manter a linha e os textos atualizados.

E para retornar, nada melhor do que falar de Star Wars, mais especificamente, Star Wars – Palácio do Jabba – Um Jogo Love Letter.

Já teve a oportunidade de jogar Love Letter? Espero que sim (eu ainda não joguei, mas conheço esse jogo).

A mecânica do Love Letter é bem conhecida, e vários jogos foram baseados nela. Alguns exemplos que já foram lançados no Brasil são: Loot Letter (do universo do Munchkin), Manopla do Infinito: Um Jogo Love Letter e o Star Wars – Palácio do Jabba – Um Jogo Love Letter (o foco deste texto).

Vamos dar uma rápida revisão do Love Letter e, em seguida, adentraremos no Palácio do Jabba.

Em Love Letter, de 2 a 6 pretendentes competem para que suas cartas de amor cheguem à princesa, que está à procura do parceiro ideal.

Para começar, são embaralhadas as 16 cartas do jogo, uma é retirada (sem que ninguém veja), e cada jogador pega 1 carta, deixando o restante no centro da mesa. Durante o turno de cada jogador, o pretendente pega uma carta, escolhe 1 das 2 em suas mãos, joga-a na mesa e realiza a ação descrita. Basicamente, o jogo é isso! A rodada termina quando uma das 2 condições ocorrer:

1 – As cartas do centro da mesa acabarem;

2 – Restar apenas 1 pretendente em jogo.

O vencedor da rodada ganha uma ficha de privilégio e o jogo termina quando um dos jogadores alcançar  um total específico de fichas de acordo com o número de jogadores.

Ótimo! Terminei a explicação do Love Letter, mas continue lendo! Agora falarei sobre o Palácio do Jabba… fica mais um pouquinho, por favor.

Então, o que muda entre o Palácio do Jabba e o Love Letter e por que você teria os dois?

Na verdade, não é necessário ter os dois, da mesma forma que não precisa ter o Splendor e o Splendor Manopla do Infinito. Você pode ter apenas um deles, aquele que se alinhar mais com suas preferências temáticas.

A mecânica! Em Palácio do Jabba, ao invés de 16 cartas, são 19. Essa é a primeira diferença em relação ao Love Letter padrão. Outra diferença é que todas as cartas têm afiliações (Rebeldes ou do Palácio). E a última diferença, que dá um toque especial, são as cartas de Ordem. Para que servem? Durante a partida, você revela 1 das 4 cartas de Ordem, ditando a forma como os jogadores vencerão as rodadas.

O resto do jogo é igual ao Love Letter, ou seja, o que o torna diferente são essas cartas e as afiliações delas.

Gostou do jogo? Poxa, eu ADOREI. Sinceramente, poderia ter jogado antes para me divertir mais, já que é um jogo de aprendizado fácil, regras simples e que adiciona diversão antes ou depois de jogar algo mais intenso.

Prós:

  • Regras simples;
  • Partidas rápidas e muito divertidas;
  • Até 6 jogadores, perfeito até mesmo para festas.

Contras:

  • Se não gosta de jogos com eliminação de jogadores ou que um amigo jogue uma carta diretamente em você – famoso take that ou “toma essa”, talvez seja melhor assistir ao filme do Pelé.

Se gostaram do texto, comentem! E se tiverem interesse em saber sobre a versão da Manopla do Infinito, posso falar sobre ela também.

Texto: solidthales

Revisão: dfmcosta