7 Wonders: Arquitetos, onde você constrói mesmo sem ter o diploma – Impressões

Sendo o último lançamento da família 7 Wonders pela Galápagos Jogos (lembrando que temos 7 Wonders, 1a. e 2.a Edição, com várias expansões, e o 7 Wonders Duel, com três expansões) e pelo designer francês Antoine Bauza, o jogo chegou para encantar mesas com a sua simplicidade de regras e jogabilidade viciante. Vamos falar um pouquinho sobre esse jogo.

Em 7 Wonders Arquitetos você tem como objetivo construir a maior maravilha da história. SÓ! E como você faz isso? Coletando os recursos necessários durante o seu turno para completar as etapas de sua maravilha. Simples, né?

Podendo ser jogado de 2 a 7 jogadores, ao lado de cada jogador (direito e esquerdo) tem uma pilha de cartas com suas faces para cima. No meio da mesa uma pilha com suas faces para baixo. Durante o seu turno você escolhe qualquer uma das cartas de qualquer uma dessas pilhas (do centro ou de uma das 2 pilhas ao seu lado). Essas cartas podem ser:

  • Cinzas – que concedem recursos;
  • Azuis – que concedem pontos de vitória;
  • Vermelhas – que concedem escudos aumentando o seu poder militar;
  • Verdes – que concedem símbolos científicos;
  • Amarelas – que concedem ouro (recurso curinga).

Ao pegar uma carta com recursos para construção de uma fase da maravilha, se você cumpre com os requisitos, obrigatoriamente você já descarta essas cartas e já vira uma peça em fase de construção da sua maravilha para o lado construído.

Cada maravilha tem um total de 5 fases até ser completamente construída, situação na qual o jogo termina, imediatamente, e é feito o somatório de pontos.

Outros detalhes importantes durante a partida são as cartas vermelhas e verdes. Algumas cartas vermelhas contém chifres, para cada chifre revelado vira-se um marcador de combate para o lado de batalha, quando todos os marcadores de combate forem virados, é feita uma resolução de conflito, na qual os jogadores com mais escudos que seus oponentes dos lados direito e esquerdo, ganham 3 pontos de vitória (para cada lado que vencer). As cartas com chifres são descartadas e os jogadores ficam apenas com as cartas vermelhas de escudo sem chifre.

As cartas verdes contém símbolos científicos, ao se somar 2 símbolos iguais ou 3 diferentes na área de um jogador, imediatamente são descartadas e trocadas por uma ficha de progresso, que concedem auxílio durante a partida ou pontuação extra no final do jogo.

Uma última passada rápida pelas cartas, só que dessa vez falando sobre as cartas azuis. Algumas cartas azuis têm o desenho de um gato. Esse gato é um marcador que pode ir passando de jogador para jogador ao adquirir uma carta azul com o desenho do mesmo. O jogador em posse desse gato pode ver qual é a primeira carta fechada que está no centro da mesa e no final do jogo concede 2 pontos extras.

Basicamente esse é o jogo, simples, rápido e super divertido. Fazendo uma comparação com as suas outras versões, pode-se perceber que cada uma tem uma característica única  que atrai diversos tipos de grupos para jogar. O primeiro e mais clássico é um jogo muito bacana para se iniciar no hobby, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha passado por algumas partidas de 7 Wonders. O legal é que nessa primeira versão, você também constrói a sua maravilha, porém apenas em 2 ou 3 fases e quando são completadas, concedem bônus diferentes. A seleção de cartas (que são divididas em 3 eras) ocorre por um draft (você recebe 7 cartas, fica com 1 e o resto passa para o jogador do lado). Pode ser considerado um pouco mais complexo que o 7 Wonders Arquitetos? Sim, mas muito pouco.

No 7 Wonders Duel, você começa com 4 maravilhas (que são selecionadas por draft), para construí-las é gasta apenas uma carta. No total, só podem ser construídas no jogo 7 maravilhas, ou seja, se cada jogador tem 4, alguém poderá construir no máximo 3 (matemática básica… rs). A forma de se pegar cartas também é diferente. Em cada uma das 3 Eras, as cartas são disponibilizadas de forma diferente, cobrindo cartas e deixando algumas cartas abertas e outras não em configurações bem distintas. Lembrando que somente cartas descobertas podem ser utilizadas.

Em resumo: o 7 Wonders Arquitetos é focado na construção das maravilhas. É muito divertido você ver a mesa com cada jogador com suas maravilhas em fase de construção e a ansiedade para ver qual das cartas os seus oponentes dos lados direito e esquerdo vão pegar. Por mais simples que seja e com alguns aspectos diferentes de seus antecessores, não vejo um motivo para briga sobre qual deles pode ficar em sua coleção, pois cada um brilha de uma forma diferente. É fácil de apresentar para novos jogadores, as iconografias são idênticas as outras versões (o que facilita ainda mais o entendimento para quem for jogar qualquer outro jogo da franquia) e a sorte em muitas situações é um fator muito presente.

Você pode encontrar o jogo nas melhores lojas de board game e também de forma gratuita no BGA (BoardGameArena).

Prós:

  • Regras simples;
  • Joga em até 7 jogadores;
  • É possível jogar várias partidas em uma jogatina;
  • O jogo é preparado para quem tem daltonismo;
  • Ótimo insert para guardar os componentes.

Contras:

  • Para quem não gosta do fator sorte, não é recomendado;
  • Por mais que seja aceito tantos jogadores, às vezes o AP de uns podem deixar outros um pouco cansados.

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Revisão: dfmcosta