Parks – Passear no parque sem escorrer uma gota de suor – Impressões

Um jogo simples, divertido e uma bela homenagem aos Parques Nacionais dos EUA. Em Parks, os jogadores assumem o papel de caminhantes que percorrem trilhas durante as quatro estações do ano e enquanto fazem suas caminhadas, vão coletando memórias (os recursos do jogo) e que são trocadas por fotografias ou até mesmo cartões do Parque Nacional, ao terminar suas caminhadas. Além disso, é possível comprar equipamentos para tornar suas trilhas mais proveitosas e satisfatórias. Divertido né? Vamos detalhar um pouco mais sobre o jogo.

O jogo é do designer Henry Audubon com ilustrações da Fifty-Nine Parks Print Series. Em suas mecânicas, encontramos Alocação de Trabalhadores, Colecionar Componentes, Movimento Ponto-a-Ponto, Tabuleiro Modular, Seleção de Cartas e aceita de 1 a 5 jogadores.

Na organização do jogo, as trilhas são formadas por peças de regiões de acordo com o número de jogadores e no começo de cada rodada, é adicionado um novo tile. Lembrando que o jogo consiste em quatro rodadas. (as quatro estações do ano, saca? hã? hã? hã?)

Cada jogador tem em posse 2 caminhantes e durante o seu turno, aloca 1 caminhante em um tile e recebe os recursos (memórias) presentes ou marcados no mesmo. Duas regras são importantes de se lembrar:

  1. Os caminhantes só andam para frente; (me perdoe Michael Jackson, mas aqui o seu Moonwalk não vai rolar);
  2. Você não pode alocar um caminhante no mesmo espaço onde já tem um outro caminhante, A NÃO SER QUE você gaste uma fogueira. Detalhe para fogueira: para indicar que você a usou, você vira essa ficha de fogueira para o verso, e ela aparece apagada. FENOMENAL! E cada jogador só tem uma fogueira, ou seja, o bloqueio rola solto.

Quando o jogador chega ao final da trilha com seu caminhante, ele escolhe uma das 3 opções para fazer:

  1. Reservar um Parque: Dentre os parques abertos, é possível escolher 1 deles e reservar para que você possa pagar os recursos necessários para explorá-lo mais tarde e assim obter pontuação para o fim de jogo. Lembrando que se você for o primeiro a fazer uma reserva, também receberá o marcador de primeiro jogador;
  2. Comprar um equipamento: Também dentre os equipamentos revelados, o jogador pode comprar 1 deles. De acordo com local que estiver quando  você escolhe essa ação, você pode ter desconto para adquirir o equipamento;
  3. Visitar um Parque: Utilizando os recursos obtidos durante a caminhada (luz do sol, água, floresta, montanha e vida selvagem) você paga a quantia necessária e visita um parque, que como dito anteriormente, fornecerá pontuação para o fim de jogo.

Assim que todos caminhantes chegarem ao final da trilha, quem tiver com a máquina fotográfica (item que pode ser roubado aos tapas durante a partida) pode bater uma foto para obter mais pontos de vitória.

Em uma explicação por cima, o jogo se desenrola dessa forma até o final das 4 rodadas, quando então é feita a somatória de pontos (juntando pontuação dos parques visitados, fotos tiradas durante a trilha, bônus pessoal de ano e também 1 ponto caso tenha terminado o jogo com o marcador de primeiro jogador. Quem tiver mais pontos, é o grande vencedor.

O jogo conta também com duas expansões: Nightfall e a recém lançada Wildlife.

O que achei do jogo? É um ótimo euro de entrada para pessoas que desejam iniciar no hobby, principalmente pela beleza e riqueza de detalhes presentes nas cartas e nos recursos de madeira, organizador cheio de detalhes e também o marcador de primeiro jogador que é de metal. O manual de regras é bem simples e fácil de entender também.

Consegui jogá-lo com 2 a 5 jogadores. Em 2 ele tem o bloqueio que pode acontecer, mas não de forma tão absurda que acontece com mais jogadores, que muitas vezes dá impressão que NÃO VAIII DÁÁÁÁÁ (obrigado pelo meme, craque Neto) para completar os requisitos para visitar um parque, mas acredito que por causa de tanta beleza presente no jogo, fica difícil você querer virar a mesa de nervoso. Parece que esse negócio de natureza e good vibes presente no jogo não deixa você ficar puto com o amiguinho (com exceção do Paulo do Covil (te amo Paulo) que falou que pela quantidade de bloqueios que eu tentava fazer, eu não teria muitos amigos).

Enfim, por mais que seja simples e de entrada para os euros, ele tem os seus pontos estratégicos e cumpre muito bem a sua proposta de diversão, deixando a gente com vontade de visitar o Parque Nacional ou fazer trilhas por onde conseguir.

Fato Aleatório que gostaria de mencionar, a favor da editora! Quando a minha cópia chegou, notei que umas 2 cartas vieram com o verso levemente riscadas, o que deixariam elas marcadas durante as partidas. Entrei em contato com o SAC da Keymaster Games que prontamente enviaram as novas cartas para mim, sem custo nenhum. Outro ponto positivo para eles.

Até o momento em que  essas impressões foram feitas, o jogo não foi anunciado por nenhuma empresa no Brasil, sendo possível adquiri-lo apenas por meio de importação.

Prós:

  • Ótimo jogo com regras simples;
  • Por mais que seja simples, ele é bem estratégico, proporcionando bons momentos quebrando a cabeça;
  • Arte maravilhosa e componentes muito bem produzidos;
  • Excelente suporte do SAC da Keymaster Games;
  • Permite até 5 jogadores em mesa.

Contras:

  • Se você é uma pessoa que não gosta de sofrer bloqueios em jogos ou que se sente incomodado com situações apertadas, definitivamente esse jogo não é para você (no caso de jogar com mesa lotada).

Revisão: dfmcosta