King of Tokyo: Nunca foi tão Divertido Bater em Monstros Gigantes – Impressões

King of Tokyo é um jogo que foi criado em 2011 com o design de Richard Garfield, também criador do Magic the Gathering para os familiarizados com jogos de cartas.

Foi publicado pela Devir aqui no Brasil (possui expansões  e vários personagens  extras para incrementar sua jogatina). O jogo também possui um irmão mais novo chamado King of New York (2014) que possui boa parte das mecânicas mas ainda sim acaba sendo uma jogatina diferente, mas caso já tenha jogado irá ver suas semelhanças.

O jogo tem a temática onde os jogadores são monstros destruindo a cidade de Tóquio ao estilo Godzilla e seu objetivo principal é ser o último monstro sobrevivente ou ser o monstro mais famoso da cidade.

O jogo foi feito para ser jogado de 2 a 6 pessoas sendo que quanto mais jogadores, mais dinâmico e interessante o jogo fica.

O jogo começa com todos os jogadores com 0 de pontos de vitória(PV), representados por estrelinhas, 10 pontos de vida e com a cidade vazia, as pessoas rolam os 6 dados pretos(os 2 verdes são usados  com cartas de poder) e a pessoa que rolar mais faces de patas(ataque) começa o jogo, a partida segue em sentido horário.

O turno começa com a pessoa rolando os 6 dados, tendo o direito de manter quantos resultados quiser e re-rolar até 2 vezes os outros, pode re-rolar até os que foram mantidos na primeira rolagem.

Após isso os resultados dos 6 dados são resolvidos:

  • As faces de coração curam o personagem até o limite de 10 de vida, não passando do limite mesmo que tenha tirado corações extras e detalhe que quem estiver dentro de Tóquio não recebe nenhuma cura através dos dados;
  • Energia(raio) dá um marcador de energia para ser usado para comprar as cartas de poder;
  • Cada pata tira 1 de vida da seguinte forma, se você estiver dentro de Tóquio, causa dano em todos que estiverem fora e se estiver fora, causa em todos que estiverem dentro;
  • Os números só funcionam se você conseguir uma sequência de 3 iguais e eles dão pontos de vitória de acordo com o número, se tirar você ganha 1 de PV se tirar ganha 2 pontos e, 3 pontos e caso tire algum extra, receba  1 ponto a mais por cada (exemplo: dá 4 pontos e dá 5 pontos).

Após resolvidos os dados, caso tenha algum espaço vazio dentro de Tóquio, cidade para até 4 jogadores e cidade + baía para 5 ou 6, e o jogador tirou pelo menos 1 pata, ele automaticamente entra para o espaço vazio. Caso já esteja cheio, a pessoa que sofreu o dano dentro de Tóquio, após sofrer o dano, pode escolher sair e colocar a pessoa que causou o dano no seu lugar.

Regrinha extra do tabuleiro: toda vez que algum jogador  entrar em Tóquio ele ganha 1 PV, e caso ele comece o turno dentro de Tóquio ele recebe 2 de PV.

Na sequência você tem a fase de compra, podendo comprar alguma carta de poder, dentre 3 opções reveladas, desde que tenha energia suficiente para pagar o custo (exibido na parte de cima da carta), tendo energia pode-se comprar quantos poderes quiser, após um poder  ser comprado é revelado outro  do topo e colocado no seu lugar, também pode se pagar 2 de energia para descartar  os 3 poderes e colocar outros 3 no lugar. O jogo possui poderes de efeito constante, que ficam em jogo permanentemente  e com efeito instantâneo que são descartados imediatamente.

O turno consiste em:
1. Role os dados;
2. Resolva os dados;
3. Entre em Tóquio;
4. Compre cartas de Poder;
5. Fim do Turno.

O fim do jogo acontece quando algum monstro chegar a 20 PV e sobreviver até o final do turno ou for o único sobrevivente até o final do turno. Caso por algum efeito tenha um empate ou todos morram juntos, ninguém ganha.

O jogo parece ser difícil pelo número de regrinhas mas é relativamente fácil logo que se começa a jogar e entender como funciona a rolagem dos dados. Apesar de ser simples, a quantidade de cartas dá uma dinâmica diferente a todo jogo, mas ainda assim pode ficar repetitivo já que possui cartas com efeitos semelhantes.

Prós:

  • Jogo se torna simples e rápido quando as pessoas já sabem jogar;
  • Acomoda até 6 jogadores;
  • O jogo com 5 ou 6 jogadores dá uma dinâmica diferente.

Contras:

  • A primeira partida pode demorar bastante tempo;
  • Pode parecer difícil de se iniciar no jogo;
  • O jogo é muito dependente da sorte nos dados;
  • Depois de aberto e “sleevadoas cartas não cabem  mais nos inserts que vem na caixa.

Texto: bloody250

Revisão: dfmcosta