Planeta Desconhecido – Impressões

Para quem gosta de jogo de tetris (como eu!) é um prato cheio, transbordando!! 

Jogo de 1 a 6 jogadores com regras simples e grande variedade de estratégias.

Em cada rodada o primeiro jogador escolhe uma região da bandeja de peças para pegar a sua peça, forçando os outros jogadores a pegar as suas peças de outros lugares fixos, de acordo com a posição que o jogador inicial escolheu. Então cada jogador tem que se virar para tentar usar da melhor forma possível um dos 2 tiles que estarão disponíveis.

Ao escolher o tile, o jogador deverá colocá-lo em seu tabuleiro pessoal e ao fazer isso o jogador evolui da na trilha de atributos de acordo com o tile colocado.

Os atributos existentes são: Civilização, Água, Biomassa, Rover (Aquele carrinho de controle remoto usado para explorar planetas desconhecidos, que nos filmes) e Tecnologia. Ao evoluir em cada um dos atributos, o jogador recebe pontuação e um bônus específico.

Civilização: cartas especiais que podem ter efeitos de pontuação de fim de jogo ou efeitos imediatos que concedem mais atributos.

A Civilização possui 4 níveis diferentes e cada jogador consegue pegar no máximo 4 cartas especiais, 1 de cada nível, conforme vai avançando na trilha do atributo.

As cartas especiais podem ajudar na pontuação final ou durante o seu turno, para conseguir mais pontos, colocar novos tiles ou evoluir em outros atributos.

Água: não tem um efeito especial específico, mas concede bastante ponto.

Para evoluir neste atributo, o jogador deve colocar um tile com água sobre alguma região com gelo, caso contrário o atribuído não sofre nenhuma alteração.

Biomassa: concede tiles 1×1 que devem ser colocados imediatamente no tabuleiro.

O tile de Biomassa é pequeno, mas sempre aparece um buraquinho 1×1 ou 2×1 no tabuleiro que você sabe que não vai conseguir completar com nenhuma outra peça!

Rover: colocar ou andar com o Rover pelo planeta.

Cada jogador possui apenas 2 Rovers, na trilha do atributo, conforme o jogador evoluir nesta trilha, será possível colocá-los em jogo.

O Rover serve literalmente para explorar o planeta! O jogador vai receber pontos de movimento ao longo da trilha e deverá mover o Rover até essa quantidade de movimento. O jogador deverá recolher meteoros e cápsulas durante a partida para melhorar sua pontuação.

Mas atenção!! O Rover pode ser destruído, se o jogador não prestar atenção, pode ser que precise colocar o tile novo por cima de algum Rover, nesta situação o Rover é destruído e fica fora do jogo. O mesmo acontece com as cápsulas de vida, se for coberta por algum tile sem antes ter sido removida com Rover.

Tecnologia: permite o jogador desbloquear novas tecnologias no seu tabuleiro. Essas tecnologias são efeitos passivos que ajudam bastante!

As tecnologias ajudam os jogadores em diversos aspectos, facilitam a colocação de peças, permitem o Rover a se mover mais, permite guardar biomassa, melhora a evolução da trilha de água e remove a necessidade de colocar meteoritos no tabuleiro.

Além disso, ainda existe o símbolo de Energia, que ao ser colocado fornece uma evolução na trilha de atributo de acordo com os espaços ortogonalmente adjacentes. O Rover é a única exceção, pois sua trilha não pode ser evoluída através desse recurso.

No final da rodada, o marcador de jogador inicial passa para o próximo jogador à esquerda e tudo se repete até que as condições de fim de jogo sejam alcançadas.

No final do jogo os jogadores somam as pontuações de todas as trilhas de atributos, 1 ponto para cada 3 meteoritos recolhidos, cada cápsula de vida liberada concede 1 ponto e, por fim, a pontuação dos objetivos com vizinhos. Cada jogador disputa esse objetivo com o jogador da sua esquerda e com o jogador da sua direita.

Então, essas são basicamente as regras do jogo… (sim é bem simples), o jogo segue até que um dos espaços da bandeja fique vazio ou que algum dos jogadores não consiga colocar nenhuma das peças disponíveis para ele no seu tabuleiro.

Pronto!! É tudo isso de simples e altamente viciante. Para completar, o jogo ainda vem com opção de tabuleiro do jogador com lado assimétrico e tabuleiro de planetas (tabuleiro pessoal) diferentes, com regras de colocação específicas. Ah! Também tem variante Solo!

Foi mais um jogo que eu já estava querendo jogar desde que soube do seu lançamento em Essen e que me surpreendeu muito positivamente, certeza que virá para a coleção. Obrigado Mosaico! “Shut up and take my Money!”

Prós:

  • Simples: Regras simples, mecânicas simples explicação simples;
  • Rápido: Partidas tendem a ser muito rápidas. Na caixa vem duração de 60 minutos e eu achei bem coerente;
  • Muitas estratégias: Além do jogador querer subir em algum atributo e por conta disso querer pegar a peça A ou B, os objetivos vizinhos também vão nortear parte das ações de cada um;
  • Instigante: Eu terminei a partida e já queria jogar de novo… Se fosse em casa com um grupo que também tivesse gostado do jogo, daria facilmente para jogar 3 partidas seguidas, ou mais! 

Contras:

  • Bloqueio: É parte do jogo, mas pode atrapalhar bastante se os jogadores quiserem ferrar com algum amiguinho, forçando um ou outro jogador a não pegar um tipo de tile específico propositalmente. Acho que mais para o final do jogo isso fica mais evidente. Mesmo assim, não estraga a experiência. Não estragou a minha, muito pelo contrário, já queria ter jogado outra pra tentar melhorar a cobertura do planeta e evolução dos atributos!

Texto: dfmcosta

Revisão: solidthales