Próxima parada, sua mesa – Airport Rush – Impressões

Senhores passageiros da companhia RobotGeeks, apertem seus cintos pois vamos falar de Airport Rush, jogo do queridíssimo Anderson Butilheiro lançado pela editora Vem Pra Mesa, de 2 a 4 jogadores.

Em Airport Rush você está competindo com outros jogadores para ver quem é o melhor gerente de aeroporto. Vamos falar um pouquinho sobre como é o jogo.

Durante o seu turno, você tem três ações obrigatórias e uma opcional, vamos detalhar cada uma delas:

Ação 1: Pegar Dados (obrigatória) – No centro da mesa, fica um tabuleiro que a representação é de uma esteira de malas, onde nessa esteira estão dados, que você tem a opção de pegar todos os dados da mesma cor ou todos os dados diferentes, ou seja, se tiver em um mesmo espaço três dados de cores diferentes, você pegar os três. Esses dados são alocados ou no seu tabuleiro pessoal (que é um aeroporto) ou em algum dos aviões que estão parte de embarque. Muito importante: A partir do momento que você coloca o dado em algum avião, você não pode trocá-lo, apenas de espaço no mesmo avião, desde que respeite o espaço de alocação.

Ação 2: Jogar uma Carta (obrigatória) – No setup inicial você começa com 2 cartas de avião e 2 cartas de ação, então, você deve jogar uma dessas cartas e fazer a ação. Se jogar a carta de avião, você adiciona ou na área de embarque (se houver espaço) ou no ponto de espera. Se jogar uma carta de ação, você fará a ação descrita na carta.

Ação 3: Decolar um Avião (opcional) – Quando você cumpre os requisitos do avião (quantidade de dados com sua cor ou número designado no espaço onde se aloca o dado) e a soma do resultado dos dados no avião der exatamente o mesmo número no canto superior esquerdo da carta do avião, você poderá decolá-lo. Observação importante: você só poderá decolar um avião por turno.

Ação 4: Pegar uma Carta (obrigatória) – Como última ação do seu turno, você compra uma carta fechada do baralho OU das cartas reveladas de avião ou de ação.

Em resumo, esse é o seu turno. Após isso, você repõe os dados que foram coletados do tabuleiro central e passa para o próximo jogador. Fácil né? Então…

Tem algo que eu não falei também (de propósito). Na preparação do jogo, nos baralhos de avião e de ação, você adiciona em cada um deles duas cartas de evento, e é aí que a porca torce o rabo. Essas cartas de evento podem causar um certo estrago na mesa, da mesma forma como esses tipos de eventos podem causar um problema conosco quando estamos no aeroporto esperando um voo.

Isso torna o jogo chato? De forma alguma! Isso faz com que ele seja o mais real possível, deixando às vezes a gente suando frio, pois, por exemplo, tem uma carta que faz com que todos os jogadores tenham que adicionar um avião em seus aeroportos e uma outra que não permite que nenhum voo decole na próxima rodada. Por que isso deixa a gente tenso?

Para o fim do jogo, o primeiro jogador que decolar sete aviões, ativa o fim da partida. Cada jogador poderá jogar mais uma rodada adicional, de forma que todos os jogadores tenham jogado a mesma quantidade de turnos. Depois disso, haverá uma última fase de decolagem para que todos os jogadores decolem os demais aviões de seus aeroportos que tenham cumprido os requisitos. Então, somam-se os pontos dos aviões que você decolou e também a pontuação das cartas de objetivo que você tenha cumprido (eu não falei no começo, mas você começa com duas cartas de objetivo).

Vocês perceberam que até agora eu não falei o porquê de ficar tenso? Vou falar agora. Para cada avião que você não decolou (estando tanto no embarque como no ponto de espera), dados presentes tanto no seu aeroporto como também nas cartas de avião, você perde dois pontos de vitória. Você pode estar pensando: mas quanto drama, dois pontos é pouco… Rapaz, quando você percebe que não está conseguindo decolar seus aviões, você está sendo obrigado a adicionar mais no ponto de espera, está pegando dados que não estão dando bons resultados e o seu amiguinho está quase decolando o sétimo avião, você pode rezar para todos os deuses do universo que nenhum vai te salvar! (e ainda o pessoal da sua mesa vai rir da sua cara, como se não houvesse amanhã)

Senhores, o capitão do RobotGeeks fortemente recomenda esse jogo! Ele é divertido, tem um pouco de interação entre os jogadores, te deixa tenso, as vezes pode te aliviar quando os dados conspiram em bons resultados, roda bem em qualquer quantidade de jogadores, mostra como realmente funciona os aeroportos (para quem vive na ponte aérea, sabe que todas as situações ali podem ocorrer), enfim, terminando com uma frase do meu amigo Gustavo Razia “Aiport Rush é melhor que Sagrada!”. 

É isso, pessoal, espero que tenham gostado do texto, e se curtiram, comentem, curtam, compartilhem e o mais importante, JOGUEM!

Prós:

  • Divertido na mesa;
  • As mecânicas casaram muito bem com o tema;
  • Roda bem em qualquer quantidade de jogadores.

Contras: 

  • Se você não gosta de sorte, talvez não seja um jogo para você, pois você tem a sorte nos dados e sorte nas cartas. Dá para mitigar um pouco? Dá! Mas se você tem problemas com isso, não recomendo.

Texto: solidthales

Revisão: Ele mesmo