Café – Impressões

Um novo jogo do tipo Grandes Jogos em Pequenas Caixas! Na minha humilde opinião, mais um acerto da Across The Board e do Grupo Best Mark! 

Em Café, jogo de 1 a 4 jogadores, dos designers Rôla e Costa, cada jogador vai montar uma linha de produção de café, desde o plantio até a distribuição, utilizando mecânicas de Tableau Building e seleção de ações para dominar o mercado de café e vencer a concorrência.

As partidas possuem exatamente 8 rodadas e em cada rodada, em sentido horário a partir do jogador à esquerda do primeiro jogador, os jogadores vão escolher uma carta dentre as disponíveis – pagar o custo se necessário e colocar a carta no seu “tabuleiro” pessoal, respeitando a regra: cobrir de 2 a 4 espaços, e deixando à mostra os ícones referentes às ações que deseja fazer. 

Em seguida, a partir do primeiro jogador, cada um vai fazer uma quantidade de ações de acordo com a quantidade de xícaras de café visíveis em seu tabuleiro pessoal. As ações Plantar, Secar, Torrar e Distribuir podem ser feitas em qualquer ordem, repetidas ou não.

Ao plantar, o jogador coloca um cubo (representação cubista de um grão de café) do tipo de café respectivo ao símbolo que estiver visível no espaço de plantio do seu tabuleiro, com um detalhe: em cada ação de produzir, serão produzidos apenas os espaços de cafés desocupados e apenas do grupo com cafés adjacentes ortogonalmente, ou seja, durante o jogo pode haver mais de um grupo de cafés (não importa o tipo) e com isso, para cada ação de plantar, o jogador poderá escolher um grupo diferente. Se estiver tudo bem planejado, o jogador terá montado seu tabuleiro com apenas 1 grande grupo de café e com apenas uma ação de plantar irá produzir todos de uma só vez! (Isso é eficiência!!).

Depois de plantar cafés, os jogadores podem secá-los. Nesta ação escolhe-se um tipo de café que tenha grãos produzidos em seu tabuleiro e coloca-se todos os “grãos” no espaço da ação secar. Aqui existe a questão da adjacência também, quando esta ação for escolhida, cada espaço adjacente pode ser preenchido com tipos de cafés diferentes, ou seja, se for bem planejado, seria possível com apenas uma ação de secar, colocar vários tipos de cafés para secar ao mesmo tempo em diferentes espaços de secagem (Já percebeu que a magia do jogo é otimização de ações!?!?!).

Em seguida os jogadores podem torrar os grãos secos, esta ação tem a mesma mecânica da anterior em relação à adjacência e para cada ação de secar o jogador pega todos os grãos de um tipo, de quantos locais de secagem quiser e coloca-os em um espaço vazio de torra!

Finalmente, a distribuição, nesta ação os jogadores pegam os grãos torrados de quaisquer locais de torra que desejarem e distribuem para cafeterias e/ou para o estoque.

Isso se repete até o final da oitava rodada, quando os jogadores irão contar suas pontuações da seguinte forma: Pontuação das cafeterias cujos pedidos foram atendidos (com a ação de distribuir) e pontuação do estoque, mas aqui tem uma pegadinha: só se pontua pelos 2 tipos de café que tiverem menos estoque, no que tiver menos, cada grão vale 2 pontos e no segundo que tiver menos, cada grão vale 1 ponto. Soma-se tudo e quem fizer mais pontos vence! Portanto, é interessante armazenar café, mas para se pontuar bem aqui, é bom ter muito café de cada tipo no estoque!

Achei super temático, rápido, simples de explicar e de pegar as regras, e é extremamente estratégico! Nunca tive tanta dificuldade para montar um tabuleiro, toda rodada você é desafiado a colocar a nova carta mais interessante e que vai permitir que otimize suas ações, mas você precisa cobrir pelo menos dois espaços nas cartas já presentes no seu tabuleiro, ou seja, algo vai deixar de ser usado para poder ter o que você quer agora. E é nesse ponto que o jogo te prende! (Bom, pelo menos para mim foi! Hahaha!)

Um jogo elegante e que a Across The Board conseguiu melhorar, colocando grãos de cafés em biju para o pessoal que fez a pré-venda no DOFF. A previsão desse é para Outubro (2023), espero que os mares sejam favoráveis e nosso Café chegue antes! (sim, eu fiz a pré-venda no DOFF!)

Mais um parabéns para a Across e ao Grupo Best Mark!

Prós:

  • Simples: em todos os sentidos, regras, explicação, jogabilidade. Depois que se aprende, parece que tudo se encaixa e faz sentido, não precisa ficar consultando manual pra ver o que o símbolo A ou B faz;
  • Rápido: As partidas são rápidas, 1 hora ou menos com 4 jogadores acho que é suficiente. Na partida que jogamos no DOFF demorou um pouco menos de 1 hora;
  • Desafiador: Montar o tabuleiro com as ações que precisa de forma eficiente é difícil, às vezes as cartas disponíveis não são interessantes e mesmo assim você precisa escolher. Ou então a carta que escolheu é muito boa, mas seu tabuleiro está tão bem organizado que você não sabe o que cobrir (e perder);
  • Poucos componentes: cartas e cubos, fora a caixa que é pequena. Pode ser levado para qualquer lugar, inclusive para cafeterias e fazer aquela partida temática ao extremo!

Contras:

  • Forçando um pouco a barra aqui… porque eu não vi nada ruim, mas se tivesse que falar mal de algo seria da forma de marcar a quantidade de ações disponíveis. É uma carta com espaços numerados de 1 a 8 e um cubo branco é usado para indicar quantas ações ainda restam para finalizar o turno do jogador. Eu acho que poderiam ser 8 cubos para cada jogador, que seriam colocados no espaço da xícara de café em seu tabuleiro, para indicar as ações já realizadas.

Texto: dfmcosta

Revisão: solidthales